Atividade lúdica no Mundo das Crianças faz escuta especializada com participantes do Criança Feliz

Publicada em 17/09/2021 às 18:25

As crianças que recebem as visitações do programa Criança Feliz participaram, nesta sexta-feira (17), de uma atividade de uma escuta especializada no Mundo das Crianças. Esta é uma etapa que compõe a construção do Plano Municipal da Primeira Infância e contou com as participações de grupos de diversos bairros de Jundiaí, com foco nas crianças de quatro a seis anos, inclusive crianças com deficiência, incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A dinâmica, realizada em formatos lúdicos, abordagens e locais diversos do Mundo ao longo do dia, tinha como objetivo escutar e anotar as respostas das crianças sobre a identificação e suas impressões em relação a equipamentos e serviços públicos oferecidos pela Prefeitura em seus bairros, como as escolas, parques, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Os participantes foram transportados, em grupos, por ônibus da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Após as atividades, as crianças puderam brincar e aproveitar as instalações do Mundo, como as camas elásticas, o foguete e os chafarizes.

Uma das atividades de escuta sobre os serviços foi realizada na Casa da Árvore

O programa federal Criança Feliz tem como foco acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde o período da gestação, por meio de visitações às famílias (atualmente realizados de modo virtual por conta da pandemia). Em Jundiaí, o programa é vinculado à UGADS, por meio do Departamento de Proteção Social Básica.

Segundo a diretora da pasta, Cássia Carpi do Prado, “há mais de 500 famílias sendo atualmente acompanhadas pelo programa, que conta com 20 visitadores, entre estagiários de Pedagogia e Psicologia, que ficam vinculados aos seis Cras da rede municipal. Nesta série de encontro, quisemos fazer um diagnóstico do que essas crianças, foco do Plano, esperam das Políticas Públicas que afetam o seu dia a dia”.

Bryan Guimarães, de seis anos, foi um dos que participaram da atividade. Morador do Jardim São Camilo, o estudante da Emeb Deodato Janski foi acompanhado da mãe Rosimar e da irmã Ana Clara, de sete anos. “Gosto da minha escola, pois lá aprendo Matemática e Português. Do Cras eu também gosto, pois entregam cesta básica. E do postinho (como carinhosamente chama a UBS), o mais legal é a vacina, pois é ela quem ‘mata’ o Corona”, comentou o pequeno, em sua primeira visita ao Mundo das Crianças, ansioso por explorar a área do foguete.

A mãe explica que durante a pandemia os encontros com as visitadoras do programa têm disso feitos de modo virtual. “Mesmo assim nos sentimos acolhidos. Essa equipe chega a ser uma segunda família, assim como toda a equipe do Cras”, comenta.

Acompanhados da mãe Rosimar, Bryan e Ana Clara visitaram pela primeira vez o Mundo das Crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/17/atividade-ludica-no-mundo-das-criancas-faz-escuta-especializada-com-participantes-do-crianca-feliz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original