Guarda Civil de São Bernardo do Campo busca modelo da Patrulha Guardiã Maria da Penha
Publicada em 17/09/2021 às 10:16Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo (São Paulo) visitaram nesta quinta-feira (16) a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), no Complexo Fepasa. Entre os vários assuntos discutidos, a pauta principal do encontro foi o trabalho desenvolvido pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), em cujo modelo a corporação do Município do ABC Paulista tem interesse para aplicação junto a seus agentes.
O subcomandante Leão, da GCM de São Bernardo do Campo, explica que “o modelo da GMJ foi escolhido pelo excelente trabalho que tem realizado junto a mulheres em vulnerabilidade”. E acrescenta “A lei já foi aprovada na Câmara Municipal. Agora estamos no aguardo do Ministério Público para iniciarmos as tratativas com os órgãos envolvidos”.
Referência na região, o programa da GMJ foi criado em julho de 2019 e atua no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Segundo números da UGSM, houve uma redução de 17,5% medidas protetivas encaminhadas para a GMJ no período, de 177 no primeiro semestre de 2020 para 146 no mesmo período deste ano.

O subcomandante da GMJ, Sandro Vilas Boas, que interinamente ocupa o cargo de comandante da corporação, explica que “a atuação tem sido fundamental na proteção dessas mulheres. Os acompanhamentos são realizados diariamente, de modo alinhado com o Ministério Público (MP)”.
A chefe da equipe que integra o programa, subinspetora da GMJ Arlete Leite, compartilhou com os visitantes o funcionamento da Patrulha. “O programa é de nossa execução, com idealização do MP, importante parceiro, que determina a importância do sigilo das vítimas, com quem as equipes realizam rondas e entrevistas constantes. Deixamos também um contato direto para a vítima, para que entrem em contato em caso de urgência”.
Junto com o subcomandante Leão da GCM, também acompanharam a visita o inspetor-chefe Everton, além dos guardas 1ª Classe Anderson Oliveira e 2ª Classe João de Deus.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
25/01/2025
Prefeitura dispõe atendimento integrado para mulheres vítimas de violência doméstica
-
22/01/2025
Jundiaí garante meio milhão em emendas parlamentares para a segurança pública
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
15/01/2025
Segurança Municipal se reúne com Escola de Gestão Pública para estreitar relacionamento com ações voltadas à capacitação de guardas municipais
Baixe as fotos desta notícia na resolução original