Som das Ruas: oficina proporciona atividade de musicalização no Centro Pop
Publicada em 17/09/2021 às 18:14Os atendidos do Centro Pop, equipamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) para a população em situação de rua, tiveram uma manhã animada nesta sexta-feira (17), com a apresentação do “Som das Ruas”. A oficina de musicalização é realizada para os atendidos pelas equipes do Centro Pop e da Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS) para os atendidos.
Uma das músicas apresentadas foi “Samba da Gratidão”, escrita por Jeferson Valério. Segundo ele, a canção foi composta em dez minutos e faz um agradecimento à vida e ao atendimento que sempre recebeu das equipes do Centro Pop e do SOS. “O ‘Som das Ruas’ é o máximo. Ele surgiu em minha vida em um momento difícil e me fez sentir amado, pois tira o foco das ruas e abre novos horizontes. A meta não é virar um ‘pop star’, mas comemorar a vida e a atenção que a gente recebe desta equipe”, comemora, brincando.
Para o responsável pelo Centro Pop, João Guilherme Santos, uma das propostas da iniciativa é aproximar os atendidos para que sejam inseridos no serviço. “Além de proporcionar um momento de lazer e de acesso à Cultura, o ‘Som das Ruas’ possibilita o envolvimento e aproximação dos assistidos com os técnicos do serviço. Com o ambiente mais tranquilizado por meio da música, os usuários do serviço sentem-se mais acolhidos e a equipe técnica consegue oferecer as diversas possibilidades de atendimento”.
Pelo SOS, a oficina é acompanhada pela terapeuta ocupacional Melina Nucci e pelo psicólogo Anderson Mairink. Segundo Melina, a proposta surgiu em janeiro deste ano para integrar os atendidos. “Os ensaios semanais são realizados no SOS e quando o repertório está pronto, realizamos as apresentações em outros locais, como o Centro Pop, os abrigos e locais da cidade onde há concentração de pessoas em situação de rua, a fim de aproximá-los dos serviços. Queremos despertar talentos ocultos, enaltecendo-os, estimulando a autoestima e o trabalho em equipe. Por isso que falamos: ‘Som das Ruas’, tocando com eles, por eles e para eles”.
O “Som das Ruas” concorre em edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. O grupo já gravou dois clipes com as músicas ensaiadas. Um com a canção “Paparico” e outro com o clássico “Tiro ao Álvaro”, atualmente em processo de edição.
Serviços
O Centro Pop é o equipamento de porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua. Localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, o Centro Pop oferece serviços como alimentação, espaço para higiene pessoal e das roupas, guarda de pertences, incluindo também atendimento aos animais de estimação.
Já o SOS é a OSC com a qual a Prefeitura celebra parceria para as ofertas dos serviços de Casa de Passagem (acolhimento e pernoite de curta duração) e o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), de busca-ativa de pessoas em situação de rua para inclusão nos serviços da rede socioassistencial. Atualmente, a Casa de Passagem fica na rua Prudente de Moraes, 1830 – Centro, e será transferida em breve para a avenida Aristeu Dagnoni, na vila Argos Velha.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original