Educadores contam com programas de apoio à saúde e ao bem-estar
Publicada em 19/09/2021 às 13:00Com o objetivo de oferecer suporte às mudanças na rotina escolar e os desafios impostos pela pandemia, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promove ações de apoio à saúde e bem-estar dos profissionais de educação municipal, como o projeto Arte Movimento e Eu (AME), que foi recentemente premiado como Case Inovador do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo.
“A educação de Jundiaí apresenta boa qualidade por conta da dedicação e profissionalismo dos servidores. Sabemos que a pandemia tem afetado emocionalmente muitas pessoas e Jundiaí oferece programas com apoio à saúde mental dos profissionais de educação e consequentemente aos estudantes e familiares”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O AME visa ao desenvolvimento de experiências físicas, artísticas e psicológicas dos profissionais da área de educação, por meio de cursos gratuitos de pintura, teatro, música e atividades físicas. Durante o período mais restritivo da pandemia, foi criada a Sala Virtual, com conteúdo adaptado para o ensino remoto.
Aine Riedo é Assistente de Desenvolvimento Infantil e está fazendo o curso de violão, “É maravilhoso, traz bem-estar e melhora a qualidade de vida. Sempre quis aprender violão, as aulas estão no espaço externo e é muito gostoso, traz relaxamento. Já comecei a tocar violão para as crianças e mesmo com poucas aulas, aprendemos canções com poucos acordes e elas adoram, ficam hipnotizados e encantados”, conta com alegria.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, lembra que a Escola Inovadora tem constante preocupação com a saúde emocional e física dos educadores. “Todos os atores educacionais podem se inscrever para aulas de pilates, ginástica, atividades de artesanato e música. Os educadores passam por programas de bem-estar físico e emocional totalmente gratuitos. Sabemos que quando ele está bem física e emocionalmente, isso se reflete na escola que ele trabalha”, conclui.
Além do AME, o Departamento de Formação da UGE ainda oferece a formação em saúde emocional, que é realizada por meio de videoaulas e Guias de Orientação que trazem propostas para reflexão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
20/05/2022
Abelhas Jataí: as crianças da EMEB Professora Aparecida Bernardi do Amaral conversaram com um especialista no tema
-
19/05/2022
A II Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar começou com temas essenciais e tem programação até o dia 21
-
17/05/2022
Ações conjuntas das famílias com a escola em manhã especial na EMEB Profª Naman Tayar
-
16/05/2022
Programa de Estágio da Prefeitura de Jundiaí leva prêmio nacional do CIEE
Baixe as fotos desta notícia na resolução original