Dia da Árvore: Jundiaí faz o plantio de 143 árvores em diferentes locais

Publicada em 21/09/2021 às 17:04

A Prefeitura de Jundiaí realizou o plantio de 143 árvores em três locais da cidade nesta terça-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvore, além de marcar o fim do inverno e chegada da primavera. Logo pela manhã, o prefeito Luiz Fernando Machado participou do plantio de dez árvores no Complexo Fepasa, ao lado do prédio da Fatec. Gestores, técnicos e três crianças que fazem parte do Comitê das Crianças de Jundiaí estiveram presentes.

“As ações de plantio de árvores vão ao encontro da proposta de Jundiaí como cidade sustentável, que olha para o futuro”, declarou o prefeito. “Aqui, nas obras e nos espaços públicos, investimos no paisagismo e em espaços verdes, como parques e praças, para a convivência de pessoas e famílias.” Todos os programas de governo de Jundiaí estão alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), o que torna essencial o investimento em ações ecologicamente corretas.

Prefeito Luiz Fernando, vice-prefeito Gustavo Martinelli e outros presentes participaram do plantio no Complexo Fepasa

Gabriel Silva, de 11 anos, faz parte do Comitê das Crianças e participou da atividade ao lado dos colegas Lucas Gonçalo, 10, e Samuel Gomes, 12. “Curto muito plantar árvores e saber que isso ajudará nas nossas vidas, com mais natureza e sombras para as pessoas”, disse ele.

“Essa ação de plantio atende um documento das crianças, entregue em Dezembro pelo Comitê, no qual eles pedem que a cidade plante mais árvores”, lembra o gestor de Cultura Marcelo Paroni. Com 24 membros com idades entre 8 e 12 anos, o Comitê das Crianças está em sua terceira composição e foi instituído em 2019, após a adesão de Jundiaí à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.

As árvores plantadas no Complexo Fepasa são quaresmeiras, de aproximadamente dois metros cada uma. Elas podem chegar a até seis metros de altura. Todas foram cultivadas no viveiro da Unidam. Estiveram envolvidas nesta ação as unidades de gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e de Cultura, além das unidades envolvidas no Comitê Novo Complexo Fepasa.

Participaram do evento o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos, e o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos.

No Distrito Industrial, representantes da Siemens, da Prefeitura e do Instituto Refloresta fizeram o plantio de 81 árvores

Ilha de calor
Na região da Vila Arens e do Vianelo, a Prefeitura iniciou um programa de arborização, começando pela quadra onde se encontra o Mercadão da Vila Arens. Foram plantadas ali 63 mudas nesta primeira fase e, até o final do ano, serão mais 163. O bairro é considerado uma “ilha de calor” e o plantio tem como objetivo melhorar o conforto térmico no local, a qualidade do ar, a redução dos ruídos e a saúde dos moradores, além de deixar a paisagem muito mais bonita.

Tanto no Complexo Fepasa quanto na Vila Arens, as ações fazem parte do programa de arborização urbana Pé de Árvore, que tem por finalidade incentivar o plantio e a manutenção de árvores em áreas públicas da cidade.

Leia mais AQUI.

Distrito Industrial
Já na parte da tarde, as ações ocorreram na avenida Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina, no Distrito Industrial. A partir de uma ação da empresa Siemens, foram plantadas no local 70 árvores em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e o Instituto Refloresta.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/21/dia-da-arvore-jundiai-faz-o-plantio-de-143-arvores-em-diferentes-locais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original