Gestores e técnicos monitoram projetos prioritários em reunião de plataformas

Publicada em 21/09/2021 às 07:45

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), sob a coordenação da Unidade de Governo e Finanças, uma reunião de plataformas envolvendo diversas unidades de gestão com o objetivo de monitorar os projetos e obras prioritários do governo. A reunião ocorreu no formato virtual e abordou projetos das Plataformas de Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Emprego e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Como explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a proposta é acompanhar cada um dos projetos prioritários do governo municipal, para conferir e destravar a execução dos cronogramas de entregas para a população.

“O modelo de gestão adotado pela administração Luiz Fernando Machado utiliza o gerenciamento de projetos como ferramenta para planejar, avaliar e controlar cada um dos projetos e obras prioritários da Prefeitura”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Assim, o uso dos recursos públicos é potencializado, com mais eficiência na ponta e melhores resultados para os munícipes, que recebem a obra ou o serviço dentro do prazo.”

Parimoschi lembra que foi apresentado, em audiência pública na semana passada, o projeto de lei que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 e que o mesmo projeta a arrecadação de 3,01 bilhões de reais – 12% a mais em despesas e receitas se comparada à LOA deste ano. “Desse total, as áreas que mais receberão investimentos em relação aos impostos arrecadados são a Educação, com 28,93%, e a Saúde, com 26,24%”, observa. “Com um Orçamento desse tamanho, planejar bem cada projeto é fundamental para o município.”

Em Jundiaí, todos os projetos são acompanhados pela Unidade Central de Entregas, estrutura implantada pela atual gestão municipal e cujo modelo é inspirado na iniciativa privada. Junto às unidades de gestão, a unidade capacita servidores para lidar com as ferramentas digitais, monitora o andamento dos projetos, faz articulações para destravar gargalos e analisa dados de inteligência para fomentar uma gestão estratégica. Cada projeto conta com um gerente de projetos que faz seu acompanhamento – inclusive em campo.

Reunião entre gestores é realizada semanalmente para acompanhamento das obras da Prefeitura

Na reunião desta segunda, o Unidade Central de Entregas apresentou três novas ferramentas para garantir ainda mais controle no acompanhamento dos trabalhos: o Indicador de Planejamento (que verifica se cada unidade de gestão compartilhou os requisitos mínimos de planejamento para a execução de suas entregas), a Biblioteca de Projetos (um banco de projetos com informações concentradas em um único local) e o Indicador de Comunicação (dados sobre o acompanhamento da entrega, de forma adequada).

Obras e projetos discutidos
Pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), foram abordadas as obras de praças e parques, como a praça conceito Família e Pet no bairro Cidade Jardim (em andamento e que deve ser entregue em dezembro), o Parque Urbano da rua Henrique Brunini, no Novo Horizonte (que ainda receberá sanitário e ciclovia) e o Parque Linear no bairro Parque da Represa (em andamento). Além disso, foram abordadas as obras de implantação de galerias de águas pluviais na rua Dr. Edson Zardeto de Toledo e na rua do Retiro e a revitalização dos viadutos Romão Nasser (que ainda vai receber calçada, reparos e iluminação cênica) e São João Batista (com reparos e iluminação), orçadas em R$ 3,2 milhões.

Da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, foram citadas a construção da ciclovia da avenida Luiz Latorre e a revitalização e requalificação dos bairros Jardim Fepasa (estrutura de esgoto pela DAE, implementação de Urbanismo Tático, pintura do escadão e paisagismo) e Jardim São Camilo (levantamento topográfico para obras em 20 vielas, além da implantação de outras futuras melhorias em espaços de convivência).

Já pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), os gestores e técnicos falaram sobre a reforma de acessibilidade e adequações no Velório Adamastor Fernandes e sobre regularização fundiária em diferentes bairros, como o Jardim Vitória da Conquista, Jardim São Camilo e Jardim Novo Horizonte 3.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/21/gestores-e-tecnicos-monitoram-projetos-prioritarios-em-reuniao-de-plataformas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original