Orquestra Municipal promove “Clínica de Música de Câmara” para jovens músicos

Publicada em 22/09/2021 às 12:03

Enquanto a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) não retoma a sua temporada de concertos no Teatro Polytheama, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoverá uma série de atividades dedicadas à formação de jovens músicos e regentes, sob a coordenação da diretora artística e regente da orquestra, a maestrina Claudia Feres.

A primeira será uma Clínica de Música de Câmara para jovens músicos. Segundo a maestrina, apesar de estarmos acostumados a ouvir o termo “clínica” somente na área de saúde, é assim que são chamados os encontros em que jovens músicos tocam para um especialista da área, que em seguida faz um “diagnóstico” e dá orientações de como eles podem se aperfeiçoar.

“A partir de 2022, a OMJ terá uma atuação ainda mais voltada para a participação de jovens músicos e essa já é uma primeira atividade nesse sentido. Queremos atrair os jovens músicos para futuras audições”, explicou Cláudia Feres.

Palco de teatro com composição de músicos de orquestra sentados, com mulher de vestido longo e cabelo preso em pé, sobre tablado com barras laterais para as mãos
Segundo Claudia Feres, a Orquestra terá atuação ainda mais voltada para a participação de jovens músicos (foto tirada antes da pandemia)

As Clínicas serão realizadas no Teatro Polytheama em três sessões: nos dias 27 de setembro (próxima segunda-feira), 25 de outubro e 08 de novembro, sempre das 10h às 12h, quando os jovens poderão se apresentar em grupos de câmara, que podem até ser formados para a ocasião, e receberão orientações da maestrina.

O público alvo das Clínicas são os jovens estudantes de instrumentos de orquestra, de até 25 anos, que poderão se apresentar como duos com ou sem piano, a quintetos, já formados e com repertório definido. As vagas são de três grupos de câmara por sessão.

Os interessados em participar da sessão desta segunda (27) devem se inscrever pela internet. Serão selecionados os três primeiros inscritos, que serão informados pelo teatro. Os demais inscritos serão automaticamente transferidos para as demais sessões. conforme disponibilidade.

Mais atividades
Para o mês de dezembro está previsto ainda um workshop de Regência, para pessoas que já atuem frente a coros e grupos instrumentais e que queiram conhecer ou aprimorar seus conhecimentos das técnicas básicas de regência. A atividade será realizada no dia 06 de dezembro, também no teatro, para até dez regentes de coro ou grupos instrumentais, com grupos já formados e que tenham conhecimento de leitura de claves. As inscrições serão divulgadas em breve.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/22/orquestra-municipal-promove-clinica-de-musica-de-camara-para-jovens-musicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original