Instalação artística no Complexo Fepasa gera curiosidade e estimula a reflexão

Publicada em 23/09/2021 às 12:22

Um letreiro gigante e branco instalado no jardim do Complexo Fepasa, onde se lê a palavra “DISPONÍVEL”, tem atraído a atenção e gerado muita curiosidade das pessoas que passam pelo local diariamente. Trata-se da obra vencedora de premiação por histórico em Artes Visuais do Programa de Ação Cultural – ProAC LAB -SP, da artista fluminense Leandra Espírito Santo, que escolheu esse patrimônio de Jundiaí para expor sua arte.

Leandra, que decidiu também por residir em Jundiaí, explica que sua obra carrega uma nova carga semântica devido ao uso do “disponível” nas redes sociais. “Podemos observar que essa palavra tem alta circulação nas redes, por estar na base da programação de muitos dos aplicativos, por exemplo: o disponível indica um status do WhatsApp, indica o momento de relação na biografia do Instagram, indica a disponibilidade no bate-papo do Facebook. Enfim, disponível, no contexto das redes sociais, significa a disponibilidade das pessoas para as relações sociais”, comentou a artista.

Um homem e uma mulher usando máscaras conversam em frente a um letreiro onde se lê "DISPONÍVEL", em um gramado, com prédio histórico de tijolos à vista ao fundo
Instalação tem gerado muita curiosidade das pessoas que passam diariamente pelo local

Ao criar essa ligação entre o espaço público e o universo das redes a artista traça um paralelo entre a crescente disponibilidade coletiva ao virtual, enquanto os espaços públicos se veem cada vez mais cerceados, murados e privatizados. “Disponível” acaba por se inserir num leque de reflexões sobre o espaço público, que vem sendo atualizado pelas discussões sobre os nossos monumentos. Afinal, a quem está disponível o espaço público?

Respondendo ao questionamento da artista, o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, afirma que para a atual administração o espaço do Complexo Fepasa vem passando por reformulações para torná-lo acessível e disponível para a população. “Ter a instalação da Leandra Espírito Santo no Complexo Fepasa neste momento, para nós é bastante significativo, pois coincide com o trabalho que estamos realizando. Primeiro tiramos os carros, para dar lugar as pessoas, depois passamos para a fase de limpeza e manutenção e em breve começarão os trabalhos de paisagismo nos jardins. Queremos que o Complexo Fepasa esteja disponível para o público e aos artistas”, finalizou o gestor.

CONFIRA ALGUMAS DAS MELHORIAS JÁ REALIZADAS NO COMPLEXO FEPASA

Foto aérea de prédio histórico em estilo inglês com tijolos à vista, com extensa área de jardim, palmeiras e locomotivas férreas, com prédios da cidade ao fundo
Instalação chama a atenção, mesmo do alto e em meio às grandes dimensões do Complexo

Cartão Postal e Instagram
Um totem informativo acompanha a obra trazendo os dados do projeto, um QR-Code vinculado ao perfil do Instagram @disponivel_holyghost, e recomendações previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diante da pandemia de Covid-19. O público que se fotografar com a obra poderá enviar suas fotos para serem postadas nesse perfil do projeto, que também contará com imagens de backstage do processo criativo, vídeos e conteúdos exclusivos. 

Além da interação on-line, outra atividade prevista no projeto é a produção e distribuição gratuita de um Cartão Postal da obra no complexo histórico. 

A instalação segue até o dia 15 de outubro, para visitação diariamente, das 8h às 18h. O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações pelo telefone (11) 4585-9750.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/23/instalacao-artistica-no-complexo-fepasa-gera-curiosidade-e-estimula-a-reflexao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original