Campus Jundiaí: Alunos de Medicina propõem soluções para otimizar os encaminhamentos para especialistas no SUS

Publicada em 28/09/2021 às 18:27

Um dos polos do Campus Jundiaí, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), propôs uma capacitação para os estudantes de medicina sobre inovação e empreendedorismo. Durante os dias 17, 18 e 19/08/2021 foi realizado um ciclo de palestras que orientaram os estudantes diante dos desafios que viriam pela frente. Após essa imersão, os alunos foram desafiados a criar um projeto e propor uma solução para o tema: “Referência para o nível secundário: Como evitar encaminhamentos desnecessários a especialistas”. Os três melhores projetos serão premiados com certificado de participação, além de prêmios em dinheiro para incentivar a implementação dos projetos.

Os projetos vencedores do concurso foram: em 1º lugar “Referência SUS” da aluna Júlia Mateus de Bei; em 2º lugar: “Projeto Integração Saúde Brasil” da aluna Giovanna Lage Fagundes; e em 3º lugar: “SIGACE-Sistema Inteligente de Gestão e Avaliação de Consultas com Especialistas”, do aluno Wilker Silva Barros.

Julia Bei, vencedora do concurso  comenta sobre o prêmio: “Receber esse prêmio é uma honra pra mim, ainda mais diante de tantos projetos impecáveis e igualmente inovadores. Esse prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho que custou empenho e dedicação e reconhece algo que eu tanto aprecio: o investimento em tecnologia na área básica de saúde”, explica.

A premiação ocorreu presencialmente nesta terça-feira no anfiteatro Pedro Fávaro na Unidade 01. A iniciativa desta ação partiu da Liga de Empreendedorismo da FMJ e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) ‘Roberto Araújo’ da FMJ.

Sobre a medicina atrelada a inovação, Julia comentou: “Eu acho imprescindível à medicina atrelada à tecnologia. Os cuidados da saúde precisam utilizar desses avanços para que os usuários da rede tenham mais acesso ao direito da saúde com equidade de acesso”, finaliza.

A próxima etapa é apresentar os projetos para a diretoria da FMJ e na Prefeitura do Município para colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os projetos selecionados passarão pelo processo de incubação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FMJ com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através do Campus Jundiaí.

Projetos apresentados por estudantes têm como objetivo inovar no atendimento e reduzir encaminhamentos desnecessários

Segundo o diretor do Departamento de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio Cesar Durante, o Campus Jundiaí vai contribuir com a cidade. “O Campus Jundiaí vai produzir soluções para a cidade. É uma Cidade Inteligente dando uma resposta e melhorando a vida do cidadão. O Campus prevê que o programa de Incubação de Empresas de Jundiaí funcionará em um novo formato, fazendo parte do Programa “Campus Jundiaí”, sendo descentralizado e distribuído em espaços públicos e privados onde as startups receberão mentorias e todo o apoio que necessitarem para desenvolverem o seu projeto”, afirma.

CAMPUS
O Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí visa identificar espaços públicos e de interesse público na cidade e transformá-los em clusters de inovação, com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, incubação e coworking para startups de base tecnológica e de P&D, formando um Ecossistema de Inovação associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente.

Entre os locais e órgãos que podem integrar o projeto Campus Jundiaí, estão a DAE, CIJUN, UNIDAM, Complexo Fepasa, Escola Superior de Educação Física (ESEF), Faculdade de Medicina de Jundiaí, Complexo Argos (FAB LAB), Fundação Serra do Japi, FTVTEC, além da Faculdade de Medicina.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/28/campus-jundiai-alunos-de-medicina-propoem-solucoes-para-otimizar-os-encaminhamentos-para-especialistas-no-sus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original