Live Mulher Especial dialoga sobre “Diversidade” em seu sétimo encontro on-line do ano

Publicada em 29/09/2021 às 18:07

Com as participações de especialistas nas questões que envolvem o tema “Diversidade”, as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, realizaram, na noite dessa terça-feira (28), a sétima live da série “Mulher Especial 2021”, com transmissão ao vivo pelos canais Cultura Jundiaí, no Facebook e Youtube, onde o conteúdo segue disponível para ser acompanhado.

Como em todos os encontros da série, a atividade contou com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma performance artística na abertura, que desta vez ficou por conta de Quin Roque, que apresentou Dança do Ventre em estilo Tribal, gravada no Complexo Fepasa. Já as convidadas para o debate da noite foram Kelly Cristina Galbieri, Heloisa Alves e Patrícia Mannoro.

Mosaico de seis telas de pessoas participando de videotransmissão
Encontro on-line foi o sétimo realizado este ano desde março, considerado o Mês da Mulher

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a proposta da série, realizada desde março, é um meio de trabalhar a cultura de forma mais ampla. “Não estamos apenas voltados para as Belas Artes, mas nosso papel é o de colocar em pauta assuntos áridos, difíceis, mas que mostram a realidade da nossa sociedade, dos nossos hábitos e costumes. Por isso, nos encontros anteriores, já debatemos sobre a mulher no agronegócio, o mercado de trabalho, o enfrentamento à violência, a ampliação de direitos e atuação das mulheres em diversas áreas”.

Segundo a assessora para Políticas Públicas para as Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins, as lives estão tratando de temas da Política Nacional dos Direitos da Mulher e o tema desta edição visa refletir com a sociedade a igualdade de gênero uma vez que não existe setor da sociedade que a assegure. “O entendimento de que as dimensões de gênero, raça e etnia são estruturantes das desigualdades sociais pressupõe que as políticas devem ser efetivas para superar essas desigualdades com proposições de ações que promovam mudanças significativas na vida das mulheres. A educação para a cidadania e a promoção da igualdade, a cultura de valorização da diversidade e convivência com as diferenças são mecanismos fundamentais e urgentes no enfrentamento da discriminação”, observou a assessora.

A assessora de Políticas para Diversidade Sexual da UGCC, Kelly Cristina Galbieri, que é pós-graduada em Direito Público e Direito Homoafetivo e Gênero, falou sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela administração municipal com jovens LGBTQIA+ e seus pais ou responsáveis e sobre as suas experiências como mãe pela diversidade.

Já Heloisa Alves, advogada e coordenadora da Aliança Nacional LGBTI+ do Estado de São Paulo e coordenadora adjunta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, subseção Santo Amaro, destacou a importância da criação da Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual no Município como forma de garantia dos direitos de grupos minoritários, além da luta por reconhecimento e respeito.

Patrícia Mannoro, professora de Direitos Humanos e Direito Penal e membro da comissão da Diversidade Sexual e da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, ressaltou a violência envolvendo o preconceito contra a diversidade, a importância do acolhimento e da informação, e do tratamento do tema enquanto debate na esfera das políticas públicas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Assista à apresentação:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/29/live-mulher-especial-dialoga-sobre-diversidade-em-seu-setimo-encontro-on-line-do-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original