Setembro Amarelo: Conselho da Juventude aborda saúde mental em reunião online
Publicada em 29/09/2021 às 09:17O Conselho Municipal da Juventude realizou, na noite desta terça-feira (28), uma reunião extraordinária, em formato on-line, com o objetivo de levar informações sobre saúde mental aos seus membros, em alusão ao Setembro Amarelo. Na ocasião, o coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de Jundiaí, Alexandre Moreno Sandri, apresentou a palestra “Juventude: desvendando suas cicatrizes”. O evento contou com o apoio da Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio da assessora da Juventude, e da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.
“A saúde mental precisa ser discutida por todos os conselhos e órgãos da administração pública e da sociedade civil, e no caso da juventude isso não poderia ser diferente”, observa o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael. “A atual gestão municipal, do prefeito Luiz Fernando Machado, sempre colocou esse assunto em pauta, enfrentando o problema de frente e abrindo espaços de discussão.”
“Suicídio sempre existiu, faz parte da existência humana, mas é fato que nas últimas décadas temos assistido a um aumento e isso se tornou algo muito discutido pela comunidade de Saúde e por toda a sociedade”, explica Sandri, que apresentou práticas que podem ajudar a evitar que o transtorno psíquico torne-se um caso de suicídio, como buscar ajuda de um médico e manter uma vida saudável, com a prática de esportes. “Antes, o tema suicídio era um tabu, as pessoas não discutiam, e o Setembro Amarelo colocou o tema em circulação e tem ajudado a sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer esse debate.”
O gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera, lembrou que “a pandemia deixou suas cicatrizes não só nas vítimas, mas também nas pessoas que foram contaminadas e sobreviveram. E isso trouxe impactos à saúde mental, com reflexo em casos de suicídio e automutilação”.
Para a presidente do Conselho, Natália de Oliveira, o evento cumpre sua função ao “compartilhar e agregar conhecimento sobre essa temática tão importante que é a prevenção ao suicídio”. “É importante que o Conselho Municipal da Juventude, sendo responsável pela construção de políticas voltadas a esse público, esteja sempre alinhado a assuntos pertinentes aos jovens de nossa cidade.” O Conselho possui 24 membros titulares (12 do poder público e 12 da sociedade civil), além de suplentes, e seu principal objetivo é discutir e fazer avançar políticas públicas voltadas ao benefício do público jovem na cidade.
“É muito bom ver tantas pessoas comprometidas com o Conselho e, sobretudo, com o debate que envolve a juventude”, observa a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco. “E, por meio desse encontro virtual, conseguimos ter uma noção ainda mais ampla dos males do suicídio em nossa sociedade.”
Assessoria de Imprensa
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Jundiaí ganha destaque na América do Sul com iniciativa social pioneira
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver