Outubro Rosa: Jundiaí amplia em 33% oferta de mamografia

Publicada em 30/09/2021 às 18:17

A rapidez para a identificação do câncer de mama é essencial para o sucesso do tratamento. Entre as ações para marcar o Outubro Rosa – movimento internacional de conscientização para a detecção precoce da doença – e incentivar as mulheres ao autocuidado, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) intensifica, nos meses de outubro e novembro, a oferta de exames para as mulheres com mais de 40 anos. As 2,4 mil mamografias oferecidas mensalmente receberão acréscimo de 33% para quem procurar o serviço.

“Infelizmente, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País. É uma doença silenciosa e o exame é o principal caminho para o diagnóstico. Com essa ação, nosso objetivo é que as mulheres procurem a rede para o exame”, destaca a diretora do Departamento de Regulação da Saúde, Fabiana Barrete.

Claudelaine da Paz está em tratamento para o câncer de mama

Ao tocar as mamas, em 2020, a auxiliar de limpeza Claudelaine da Paz Ferreira, de 33 anos, descobriu um nódulo suspeito em um dos seios e procurou o serviço de saúde. Após diagnóstico, iniciou seu tratamento no Hospital São Vicente de Paulo. “Graças a campanhas sobre o câncer de mama e autocuidado, percebi que havia algo de errado. Com os exames preventivos, o nódulo foi descoberto precocemente, o que foi fundamental para o início do tratamento”, destaca Claudelaine, incentivando outras mulheres a buscaram auxílio e a realizarem os exames preventivos.

Em Jundiaí, o exame de mamografia pode ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS), por enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer o exame (mamografia), sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), por meio de agendamento prévio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/30/outubro-rosa-jundiai-amplia-em-33-oferta-de-mamografia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original