Projeto ‘Saúde em Movimento’ é lançado na UBS Esplanada

Publicada em 30/09/2021 às 08:00

De forma piloto a Plataforma de Saúde e Qualidade de Vida, da Prefeitura de Jundiaí lançou, na quarta-feira (29), o projeto denominado ‘Saúde em Movimento’, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada. Este projeto faz parte de das estratégias da UGPS para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no município de Jundiaí.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constituem 7 das 10 principais causas de morte no mundo, segundo dados publicados pela OMS, em 09 de dezembro de 2020. Como forma de reduzir as doenças, são realizadas ações de prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, bem como no combate a lesões, em todas as regiões do mundo, conforme estabelecido na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No Brasil, 72% das causas de morte estão relacionadas às DCNT, acima da taxa mundial, que corresponde a 70%. Outro dado alarmante é que 45% da população adulta é portadora de uma condição crônica.

Através do projeto “Saúde em Movimento” iniciado na UBS Esplanada, serão atendidos 30 usuários esta, por 24 semanas, sendo metade com acompanhamento e atividades presenciais monitoradas e o restante através de monitoramento à distância.

Pacientes como dona Masue Yamada foi selecionada para participar do grupo piloto

De acordo com as coordenadoras do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Pâmela Mango e Gláucia Censi, o projeto piloto é realizado com usuários selecionados pelas equipes da Atenção Primária (UBS e NASF). “A atividade é realizada entre as equipes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Esporte e Lazer (UGEL), duas vezes por semana, com práticas físicas e também atividades de orientação. Para o início dos programas, os usuários terão exames de glicemia, colesterol e triglicerídeos colhidos. A proposta é avaliar após 12 semanas quais resultados foram obtidos, e através do monitoramento à distância, incentivar a manutenção dos hábitos saudáveis”, comentam.

Com os resultados, a partir do próximo ano, a intensão é multiplicar este projeto para as demais regiões da cidade, reforçando os cuidados às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, buscando reduzir as taxas de internações decorrentes do agravamento destas condições.

Dra Fernanda Bifani, da UBS Esplanada, faz a avaliação individual dos usuários que possuem uma das doenças não transmissíveis

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/30/projeto-saude-em-movimento-e-lancado-na-ubs-esplanada/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original