Rede de atendimento à população em situação de rua faz balanço da Operação Noites Frias

Publicada em 30/09/2021 às 18:12

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) apresentou, na tarde dessa terça-feira (28), um balanço da Operação Noites Frias 2021 para a rede socioassistencial envolvida no atendimento à população em situação de rua no Município. Além de quase dobrar a capacidade de atendimento, a Prefeitura investiu metade do aporte em relação ao ano passado, com otimização de recursos e pessoal.

O encontro, realizado na Escola de Gestão Pública (EGP), contou com a participação dos servidores da Unidade, como do Centro Pop; de representantes da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), além de representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) custeadas pela Prefeitura para a prestação dos serviços de abordagem social e acolhimento desse segmento nas modalidades Casa de Passagem, Abrigo e República.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que há previsão de temperatura inferior a 13°C, independente do período. Este ano, a operação foi acionada por 48 noites, entre maio e agosto. Nessas noites, o serviço de busca-ativa, que já é normalmente realizado pelas equipes, recebe reforço de equipes e o número de vagas para acolhimentos também recebe incremento, sem aumento de custo para os cofres públicos, nas OSC parceiras – Casa Santa Marta, Serviço de Obras Sociais (SOS) e Centro Terapêutico Educacional Cristão (CTEC).

Sala de reunião, com pessoas sentadas, olhando para homem em pé, que faz apresentação com microfone na mão
Os dados foram apresentados pelo coordenador do Centro Pop, João Guilherme dos Santos

“Mais do que uma avaliação, este é o primeiro encontro pensado como uma possibilidade para refletir, avaliar e planejar os próximos desafios. Um deles é o de comunicar à sociedade sobre a importância de que o indivíduo chegue até a rede para que a gente possa trabalhar em todas a suas demandas e no seu plano de saída das ruas. O fornecimento de comida e de esmolas, por exemplo, sempre feito por pessoas bem-intencionadas, traz uma solução muito imediata e pode afastar os atendidos da nossa rede. Isso diminui suas chances de retomada de protagonismo em suas vidas e de saída das ruas. Por isso, é necessário apresentar as ofertas da rede, para que quem quiser ajudar entenda a melhor forma de se unir aos nossos esforços, não atuar de modo paralelo”, apresentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Em 2021, foram abordadas 2.815 pessoas (cerca de 87% a mais que 2020, quando foram abordadas 1.506 pessoas). Foram também realizados 1.808 acolhimentos (também 87% a mais que no ano passado, quando houve 966). Apesar do aumento dos números, os investimentos necessários tiveram redução de R$ 180 mil no ano passado para R$ 90 mil este ano, uma vez que a organização de escalas de funcionários e as vagas disponibilizadas não exigiram a montagem de abrigos emergenciais extras ao longo da operação.

Foram também distribuídos também 4.280 cobertores, além de cerca de 600 pares de meias, 1.600 máscaras e mais de 300 gorros. 2021 foi também o segundo ano de Operação com os cuidados para enfrentamento à pandemia, conforme diretrizes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Homens e mulheres com roupas de frio e carregando pacotes com cobertores aproximam-se de micro-ônibus estacionado em rua, com homem descendo
Este ano, operação foi realizada em 48 noites, entre maio e agosto

Entre os abordados durante a Operação, mais de 50% estão no Município há menos de um ano – sendo que 30% estão há menos de um mês. Somente 16% são nascidos em Jundiaí. Para os abordados que estão no Município de passagem e aceitam encaminhamento para a origem, é realizado ainda o recâmbio via modais rodoviário e ferroviário. Somente durante os dias de Operação foram realizados 581 recâmbios.

Como motivo de permanência nas ruas, mais de 46% declaram como causa uso de álcool e outras drogas, quase 35% atribuem ao desemprego e 17% desavença familiar.

Representando a Câmara Municipal, o presidente Faouaz Taha reforçou a importância da forma organizada com que a rede atua junto à população em situação de rua. “Gostaria de parabenizar esta rede, por seus esforços e pelo brilhantismo com que vem enfrentando este desafio. Por isso, reforço a importância de que a sociedade conheça o que vocês já fazem e os serviços que vocês já entregam, para que possam somar e caminhar na mesma direção.”

Grupo musical faz performance com triângulo, violino, violão e chocalho, com detalhes de cabeças de pessoas de costas
“Som das Ruas”, grupo de oficina de musicalização desenvolvida pelo Centro Pop e pelo SOS, abriu a apresentação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/30/rede-de-atendimento-a-populacao-em-situacao-de-rua-faz-balanco-da-operacao-noites-frias/

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