Setembro Amarelo: programa especial da TVTEC trata das dores e angústias do suicídio
Publicada em 30/09/2021 às 12:12Em alusão ao Setembro Amarelo, a Prefeitura, por meio da TVTEC, apresentou na noite dessa quarta-feira (29) o programa “Suicídio e suas dores: as angústias da criança e do adolescente”. Com a participação de especialistas, que compartilharam informações e suas experiências, a atividade contou com as parcerias das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Promoção da Saúde (UGPS).
O programa contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e foi transmitido pelos canais da TVTEC no Facebook e YouTube, onde segue disponível para ser conferido. Na abertura, mensagens e depoimentos de familiares de vítimas do suicídio ressaltaram a importância do diálogo sobre o tema Saúde Mental, com respeito e sem julgamentos, além de abordar a influência da pandemia nas crianças e adolescentes.
No estúdio, os convidados especiais da noite foram: a média psiquiatra drª. Maria Cristina Ramos Stefano, autora do livro “Suicídio: a epidemia calada”, em que narra a sua experiência com o tema; o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Sandri; e a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Jundiaí, Amanda Ribeiro.
“Tratar do Setembro Amarelo em tempos de pandemia faz com que nossas preocupações se estendam para compreender as angústias das crianças e adolescentes. Por isso o nosso foco em deixar para a cidade um legado não só de obras físicas, mas também na construção de uma política pública pelo fortalecimento, transformação e amparo socioemocial das pessoas. Depressão, ansiedade e preocupações merecem a atenção séria da sociedade e do setor público, e, por isso, novamente tratamos do tema, com o apoio de convidados especialistas. Contem com a Prefeitura, para que essa discussão seja cada vez mais presente”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado
A supertintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, ressaltou a importância da dedicação e sensibilidade ao tratar do tema como sinal de respeito. “Falar deste tema não é fácil. Exige delicadeza, seriedade e uma percepção além do que os nossos olhos e corações conseguem enxergar. Nesta noite, chegamos à 5ª edição deste evento temático, resultado da dedicação e sensibilidade no trabalho da drª. Maria Cristina, do nosso prefeito, que, em 2016, quando era deputado estadual, abraçou a ideia, e de toda a equipe da TVTEC”.
Em seus agradecimentos, Mônica também cumprimentou a Unidade de Gestão de Cultura, na pessoa do diretor do Departamento de Teatros, Wagner Nacarato. Nos anos anteriores, o evento do Setembro Amarelo era realizado anualmente através do programa “Palco da Cidade”, que costumava levar mais de 1.500 pessoas por edição ao Teatro Polytheama, e, desta vez, por conta da pandemia, foi realizado de modo on-line.
Também participaram, via Zoom: a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques; a gestora-adjunta da UGPS, Dayane Martins; o médico psiquiatra Fernando Fernandes; a psicóloga e especialista em prevenção e redes sociais, Karen Scavacini; o coordenador do SAMU de Jundiaí, Mário Jorge Kodama; o capitão Thiago Franco, da Polícia Militar.
Ao longo do programa, os participantes puderam enviar perguntas e orientações aos participantes. Também apareceram na tela os números de canais importantes, como o 192 do SAMU, 190 da Polícia Militar, 188 do CVV, 193 do Corpo de Bombeiros e 153 da Guarda Municipal de Jundiaí.
O programa encerrou-se com a apresentação da Banda Genomma, que apresentou, em primeira mão, a versão de sua música “Metade do Céu”, de autoria de seu vocalista Felipe Schadt, que também compartilhou sua história com a depressão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Assista ao programa especial “Suicídio e suas dores: as angústias da criança e do adolescente”
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original