Escola Inovadora: a pedido dos alunos, EMEB Pedro de Oliveira ganha mais espaços externos

Publicada em 01/10/2021 às 17:08

Mais espaços para brincadeiras, aprendizagem, contar e ouvir histórias no jardim, foram algumas das solicitações que a Assembleia Mirim, formada pelo Conselho de Alunos, da Escola Inovadora EMEB Pedro de Oliveira, pediu antes das obras de ambiência da escola. Os pedidos foram atendidos e o prefeito Luiz Fernando Machado, visitou, na manhã desta sexta-feira (01), as novas instalações. 

Os alunos Samuel Casarin, Derick Vieira e Julia de Melo participaram do Conselho Mirim em 2019, quando os pedidos foram realizados e, hoje, comemoram os novos espaços. “Agora tem a quadra reformada, o parquinho que fica perto da entrada e o espaço verde da lateral, tudo isso que pedimos, além dos novos cestos de basquete que estão até mais baixos, o que fica mais fácil para nós podermos jogar. Estamos felizes que os pedidos foram atendidos”, contaram as crianças que estudam na escola desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

Crianças aprovaram os novos espaços externos

A ambiência escolar é um dos pilares da Escola Inovadora, que trabalha com a pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. 

“É dar voz aos educadores, mas especialmente às crianças, que indicam quais os pontos frágeis. É uma ação conjunta de ouvir, fazer a escuta e executar dentro do que é possível. Hoje, estamos visitando os resultados desse trabalho. A Escola Inovadora preza pela ambiência escolar e, até o final do nosso governo, todas as unidades escolares passarão por melhorias. Esse é o nosso compromisso com a educação”, afirmou o chefe do executivo.

Imagem mostra adultos e crianças sentadas em um gramado. Mulher está com livro nas mãos e faz a leitura para as crianças.
Prefeito participou das atividades e conversou com os alunos

A ampliação das áreas externas estão em consonância com o desemparedamento da escola. “A aprendizagem acontece em todos os espaços. Os ambientes externos proporcionam que as crianças possam aprender de maneira mais significativa, com e na natureza”, lembra a gestora adjunta de Educação, Tânia Roveri do Amaral Gurgel, que representou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Com investimento de R$ 606 mil, a EMEB recebeu, além das obras nos espaços externos, pintura escolar, manutenção nos sanitários, execução de sistema de drenagem, reforma do telhado, manutenção dos muros, do parquinho, sistema de reserva de incêndio, do espaço da horta, substituição de portas e pisos. Participaram da visita o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, os vereadores Quézia de Lucca e Edicarlos Vieira. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/01/escola-inovadora-a-pedido-dos-alunos-emeb-pedro-de-oliveira-ganha-mais-espacos-externos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original