Jundiaí lança o projeto Vovô Bem-vindo voltado para o turismo de idosos

Publicada em 01/10/2021 às 16:54

Em comemoração à Semana do Idoso e com o objetivo de fomentar a prática de turismo para esse público no município de Jundiaí e tornar, cada vez mais Jundiaí referência em hospitalidade e bem-receber para diferentes perfis de público, foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã desta sexta-feira (01), decreto que cria o Projeto Vovô Bem-Vindo. 

Somente em Jundiaí, a população de idosos é de 80 mil pessoas. “A iniciativa reforça a qualidade de vida e ampara a questão socioemocional dos idosos. Eles querem se relacionar, conhecer lugares e fazer uma cidade mais acessível para eles é de extrema importância”, comentou o prefeito.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Teresa Nering Borçari, comentou que o decreto é mais um avanço para os idosos. “Essa assinatura fecha com chave de ouro a Semana do Idoso. Estamos felizes com mais essa ação que acolhe os idosos.”

Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Mirian Oliveira, o projeto é mais uma oportunidade para que os empreendimentos possam se qualificar. “O Vovô Bem-Vindo traz um olhar diferenciado para os empreendimentos, a valorização dos idosos e de toda a população que se beneficia com as adequações. Certamente vai atrair ainda mais público para os atrativos turísticos e faz com que os idosos tenham mais opções de passeios”, declara.

pessoas estão em volta de uma mesa, no centro, homem moreno, com terno azul (prefeito Luiz Fernando) assina um documento
Vovô Bem-Vindo fomenta a prática do turismo para idosos

O gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, lembra que a Unidade irá fomentar a prática de turismo para idosos dentro do conceito staycation. “É um nova modalidade de turismo, em que o turista, em seu período de férias ou tempo livre, aproveita para conhecer e vivenciar as experiências das opções e atrativos turísticos de sua própria região. A UGAAT irá desenvolver plano de capacitação dos empreendimentos para que se adequem e estejam cada vez mais aptos a receber os idosos e todos os perfis de público”.

Com o lançamento do projeto, 16 atrativos turísticos já fazem parte do Vovô Bem-Vindo. A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro explica como os empreendimentos podem aderir à iniciativa. “No site (https://turismo.jundiai.sp.gov.br/programavovobem-vindo/), os visitantes poderão ter acesso aos empreendimentos que irão compor o projeto e os empresários podem preencher o cadastro para participarem do Vovô Bem-Vindo e conhecer a cartilha com dicas para atender bem, bem como instruções de adaptação dos espaços”.

Participaram da assinatura o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, da Casa Civil, Gustavo Maryssael, os vereadores Faouaz Taha e Adílson Pereira Junior e a assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/01/jundiai-lanca-o-projeto-vovo-bem-vindo-voltado-para-o-turismo-de-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original