Crianças e pais participam de escuta para as intervenções no entorno da Fábrica das Infâncias Japy
Publicada em 02/10/2021 às 16:55Em continuidade ao trabalho de escuta das crianças sobre a instalação do parque naturalizado e da Fábrica das Infâncias Japy, foi realizada, pela Urban95, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, na manhã deste sábado (02), atividade com os alunos e pais/responsáveis do G5 da EMEB Ramiro Araújo Filho.
A atividade teve início no Complexo Argos, de onde, crianças e familiares foram caminhando até a Fábrica das Infâncias Japy, na antiga Tecelagem Japy. “A ideia foi estimular que os participantes percebessem, durante o trajeto, quais as sugestões e intervenções necessárias para que as ruas e calçadas fiquem mais caminháveis, seguras e divertidas”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Ao chegar na Fábrica das Infâncias, as crianças e familiares foram divididos em dois grupos, enquanto um assistia à uma intervenção artística com contação de histórias, o outro participava do processo de escuta conduzido por Marcelo.
Laura Santos de Souza, 6 anos e a irmã Julia Santos, 9 anos, foram acompanhadas dos pais Neiva e Fabiano Souza e apresentaram suas sugestões. “Vimos muito lixo na rua, as pessoas precisam ser mais educadas. Além disso, achamos que os muros podem estar mais coloridos e também podem tirar esse monte de fio emaranhado que vimos pelo caminho”, contaram as garotas.
Para a mãe das meninas, Neiva Souza, a ação foi de grande valia. “Gostei de participar, porque no dia a dia, na correria, acabamos não prestando atenção nos detalhes. Hoje percebemos inclusive dificuldade para atravessar a rua como pedestre”, comentou.
As crianças ainda falaram sobre diversos pontos que podem ser melhorados no trajeto percorrido: semáforo com botoeira de pedestres, melhorias nas calçadas, árvores para abrigar pássaros e fornecer sombras, brinquedos pelo caminho, amarelinha pintada na calçada e acessibilidade para pessoas com deficiência estiveram entre os apontamentos
Após participarem das duas atividades, o grupo retornou para o Complexo Argos fazendo uma nova caminhada. “Desta vez eu vou pedir para que vocês, crianças, peçam o celular emprestado para os pais e tirem fotos do que chamar a atenção de vocês, seja de algo bom ou ruim”, explanou Peroni.
Os apontamentos realizados pelas crianças serão ainda trabalhados em sala de aula. “Os professores irão trabalhar o tema durante a semana, estimulando as crianças a desenharem o que viram no trajeto e suas sugestões. Em casa, os pais receberão um roteiro com algumas perguntas, para questionar as crianças sobre o que elas observaram durante o caminho”, comenta a diretora de Educação Infantil, da Unidade de Educação, Thaís Nonô.
O material recebido será enviado para a equipe do Instituto Alana, Fundação Bernard van Leer, Urban95 e Ateliê Navio, responsável por coordenar as ações da Urban95 em Jundiaí e desenvolver as intervenções no entorno da Fábrica Japy. “Além desta escuta, iremos trabalhar com outras duas escolas que ficam próximas ao espaço, as EMEBs José Romeiro e Maria de Toledo Pontes”, conta Peroni.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original