Crianças e pais participam de escuta para as intervenções no entorno da Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 02/10/2021 às 16:55

Em continuidade ao trabalho de escuta das crianças sobre a instalação do parque naturalizado e da Fábrica das Infâncias Japy, foi realizada, pela Urban95, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, na manhã deste sábado (02), atividade com os alunos e pais/responsáveis do G5 da EMEB Ramiro Araújo Filho.

A atividade teve início no Complexo Argos, de onde, crianças e familiares foram caminhando até a Fábrica das Infâncias Japy, na antiga Tecelagem Japy. “A ideia foi estimular que os participantes percebessem, durante o trajeto, quais as sugestões e intervenções necessárias para que as ruas e calçadas fiquem mais caminháveis, seguras e divertidas”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni. 

crianças e adultos atravessam rua na faixa de pedestre
Crianças e pais fizeram o trajeto do Complexo Argos até a Fábrica das Infâncias caminhando

Ao chegar na Fábrica das Infâncias, as crianças e familiares foram divididos em dois grupos, enquanto um assistia à uma intervenção artística com contação de histórias, o outro participava do processo de escuta conduzido por Marcelo.

Laura Santos de Souza, 6 anos e a irmã Julia Santos, 9 anos, foram acompanhadas dos pais Neiva e Fabiano Souza e apresentaram suas sugestões. “Vimos muito lixo na rua, as pessoas precisam ser mais educadas. Além disso, achamos que os muros podem estar mais coloridos e também podem tirar esse monte de fio emaranhado que vimos pelo caminho”, contaram as garotas.

Para a mãe das meninas, Neiva Souza, a ação foi de grande valia. “Gostei de participar, porque no dia a dia, na correria, acabamos não prestando atenção nos detalhes. Hoje percebemos inclusive dificuldade para atravessar a rua como pedestre”, comentou. 

As alunas Julia e Laura foram acompanhadas da família e deram suas sugestões

As crianças ainda falaram sobre diversos pontos que podem ser melhorados no trajeto percorrido: semáforo com botoeira de pedestres, melhorias nas calçadas, árvores para abrigar pássaros e fornecer sombras, brinquedos pelo caminho, amarelinha pintada na calçada e acessibilidade para pessoas com deficiência estiveram entre os apontamentos

Após participarem das duas atividades, o grupo retornou para o Complexo Argos fazendo uma nova caminhada. “Desta vez eu vou pedir para que vocês, crianças, peçam o celular emprestado para os pais e tirem fotos do que chamar a atenção de vocês, seja de algo bom ou ruim”, explanou Peroni.

Na Fábrica das Infâncias Japy, as crianças apresentaram suas sugestões após a caminhada

Os apontamentos realizados pelas crianças serão ainda trabalhados em sala de aula. “Os professores irão trabalhar o tema durante a semana, estimulando as crianças a desenharem o que viram no trajeto e suas sugestões. Em casa, os pais receberão um roteiro com algumas perguntas, para questionar as crianças sobre o que elas observaram durante o caminho”, comenta a diretora de Educação Infantil, da Unidade de Educação, Thaís Nonô.

O material recebido será enviado para a equipe do Instituto Alana, Fundação Bernard van Leer, Urban95 e Ateliê Navio, responsável por coordenar as ações da Urban95 em Jundiaí e desenvolver as intervenções no entorno da Fábrica Japy. “Além desta escuta, iremos trabalhar com outras duas escolas que ficam próximas ao espaço, as EMEBs José Romeiro e Maria de Toledo Pontes”, conta Peroni.

Contação de história fez parte das ações do dia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/02/criancas-e-pais-participam-de-escuta-para-as-intervencoes-no-entorno-da-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original