Em ação coletiva do Outubro Rosa, Jundiaí realiza implantação de DIU

Publicada em 02/10/2021 às 14:34

Ao longo do sábado (02), mais de 50 mulheres receberam o Dispositivo Intrauterino (DIU) em ação coletiva na Nova UBS Jardim do Lago. A iniciativa faz parte das ações de intensificação para celebrar o Outubro Rosa, desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.

Jéssica Machado, 28 anos, é moradora do Jardim Santa Gertrudes, casada e mãe de duas filhas. “Eu apresentei o interesse no dispositivo na UBS do bairro após o nascimento da minha última filha. O DIU é importante porque eu não quero mais usar hormônio na prevenção à gravidez”, afirmou.

Duas mulheres estão lado a lado, uma delas (da direita) é médica e está de jaleco.
Jéssica e a médica da Nova UBS do Jardim do Lago se preparam para procedimento

De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica, Luciana Marinho o atendimento foi agendado, a partir de avaliação das mulheres interessadas e elegíveis para a recepção do DIU. “Foram atendidas todas as mulheres que, neste momento, estão aptas a receber o contraceptivo. Em toda a cidade, o atendimento é realizado de maneira descentralizada, com avaliação feita pela equipe das UBSs, avaliação médica e a participação em palestra de planejamento reprodutivo”, explica.

Além da implantação do DIU, as mulheres também participarão da coleta de exames de papanicolau, teste de gravidez e solicitação de exames de mamografia.

Mulher segura embalagem de DIU nas mãos
Implantação de DIU faz parte das ações do Outubro Rosa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/02/em-acao-coletiva-do-outubro-rosa-jundiai-realiza-implantacao-de-diu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original