Professores participam de capacitação sobre interdisciplinaridade na perspectiva do Desemparedamento da Escola
Publicada em 04/10/2021 às 17:01Percorrer os espaços do Mundo das Crianças com um novo olhar, percebendo e entendendo como a matemática e a interdisciplinaridade se aplicam por meio do desemparedamento da escola. Assim é a capacitação para professores do Ensino Fundamental que está em desenvolvimento nesta segunda (04) e terça-feira (05), no Mundo das Crianças.
Ministrada pela autora de livros didáticos e Doutora em Ensino em Matemática, Eliane Reame, a capacitação incentivou os educadores a terem um olhar diferente ao caminhar pelo espaço. “O objetivo é que os professores possam explorar os conteúdos existentes nos espaços externos, seja o pátio da escola, a praça ou aqui no Mundo das Crianças, é o desemparedamento em si, não apenas rompendo as paredes físicas, mas também entre as disciplinas. Trabalhar, por exemplo, matemática e línguas, com ciência e biologia”, explica Eliane.

A autora ainda lembrou que, para o desenvolvimento de atividades no Mundo das Crianças, o e-book “A escola no Mundo” traz inúmeras sugestões. “No material, os professores encontram propostas com diferentes níveis de complexidade que se encaixam desde a Educação Infantil até Jovens e Adultos”, salientou a Doutora em Ensino.
A professora do 1º ano da EMEB José Romeiro Pereira, Fernanda Carolina de Souza, disse que a vivência ajuda a ampliar horizontes. “Buscando na interdisciplinaridade abordar outros temas que talvez fossem esquecidos como, por exemplo, na Estação Foguete trabalhar com matemática, geometria, cálculo, ciências e até história, todas podem ser contempladas neste ambiente”, comentou a educadora.

A diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães, lembrou que a formação de educadores é um dos principais eixos da Escola Inovadora. “Com essa vivência, agregamos novos conhecimentos que subsidiarão a prática dos professores e a compreensão mais aprofundada sobre o “Desemparedamento da Escola”. Oferecer aos educadores um novo olhar para o trabalho com a interdisciplinaridade é muito importante para manter a excelente qualidade da educação em Jundiaí”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/02/2025
Prefeitura de Jundiaí aumenta em 56% o valor da bolsa para estagiários de Pedagogia
-
06/02/2025
Volta às aulas nesta quinta (06) dá as boas-vindas às crianças na rede municipal de ensino
-
05/02/2025
Volta às aulas: escolas da rede municipal recebem as famílias para início do ano letivo
-
04/02/2025
Educação acompanha as reuniões de planejamento nas unidades escolares da rede
Baixe as fotos desta notícia na resolução original