Professores participam de capacitação sobre interdisciplinaridade na perspectiva do Desemparedamento da Escola

Publicada em 04/10/2021 às 17:01

Percorrer os espaços do Mundo das Crianças com um novo olhar, percebendo e entendendo como a matemática e a interdisciplinaridade se aplicam por meio do desemparedamento da escola. Assim é a capacitação para professores do Ensino Fundamental que está em desenvolvimento nesta segunda (04) e terça-feira (05), no Mundo das Crianças.

Ministrada pela autora de livros didáticos e Doutora em Ensino em Matemática, Eliane Reame, a capacitação incentivou os educadores a terem um olhar diferente ao caminhar pelo espaço. “O objetivo é que os professores possam explorar os conteúdos existentes nos espaços externos, seja o pátio da escola, a praça ou aqui no Mundo das Crianças, é o desemparedamento em si, não apenas rompendo as paredes físicas, mas também entre as disciplinas. Trabalhar, por exemplo, matemática e línguas, com ciência e biologia”, explica Eliane.

Foto tirada no Mundo das Crianças. Ao lado de um totem predominantemente rosa, tem mapa do espaço, logo, escritos e QR code. A mulher está com roupa e máscara preta e aponta para frente. ao fundo é visível a pista de caminhada e ciclovia, há árvores e palmeiras.
Eliane estimulou os educadores a pensarem em novas abordagens e na interdisciplinaridade

A autora ainda lembrou que, para o desenvolvimento de atividades no Mundo das Crianças, o e-book “A escola no Mundo” traz inúmeras sugestões. “No material, os professores encontram propostas com diferentes níveis de complexidade que se encaixam desde a Educação Infantil até Jovens e Adultos”, salientou a Doutora em Ensino. 

A professora do 1º ano da EMEB José Romeiro Pereira, Fernanda Carolina de Souza, disse que a vivência ajuda a ampliar horizontes. “Buscando na interdisciplinaridade abordar outros temas que talvez fossem esquecidos como, por exemplo, na Estação Foguete trabalhar com matemática, geometria, cálculo, ciências e até história, todas podem ser contempladas neste ambiente”, comentou a educadora.

Mulher, com blusa vermelha, está de máscara e em frente à estrutura do foguete, no Mundo das Crianças. O foguete é feito de madeira, com ripas coloridas, as asas, na lateral, são amarelas e em frente há uma estrutura com rede azul, que dá acesso ao interior do foguete. no entorno da estrutura, chão colorido azul, com bolas coloridas em outras cores.
A professora Fernanda de Souza afirmou que a capacitação ajudou a ver o espaço com outra perspectiva

A diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães, lembrou que a formação de educadores é um dos principais eixos da Escola Inovadora. “Com essa vivência, agregamos novos conhecimentos que subsidiarão a prática dos professores e a compreensão mais aprofundada sobre o “Desemparedamento da Escola”. Oferecer aos educadores um novo olhar para o trabalho com a interdisciplinaridade é muito importante para manter a excelente qualidade da educação em Jundiaí”.

Duas mulheres estão em frente à estrutura do foguete no Mundo das Crianças.  O foguete é feito de madeira, com ripas coloridas, as asas, na lateral, são amarelas e em frente há uma estrutura com rede azul, que dá acesso ao interior do foguete. no entorno da estrutura, chão colorido azul, com bolas coloridas em outras cores.
Educadores caminharam e observaram os espaço com o olhar voltado para a interdisciplinaridade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/04/professores-participam-de-capacitacao-sobre-interdisciplinaridade-na-perspectiva-do-desemparedamento-da-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original