Escola Inovadora: EMEB promove atividades de brincadeiras para Educação Infantil na rua

Publicada em 05/10/2021 às 16:05

Pular corda e amarelinha, jogar bola, correr, brincar com bambolê, espaguete de piscina, deixar a imaginação correr solta e a brincadeira tomar conta da rua. Essa foi a proposta da atividade para os alunos da Educação Infantil II da EMEB Professora Aparecida Bernardi do Amaral, dentro do projeto “Vamos brincar?”, que promove e incentiva a brincadeira como aprendizagem na primeira infância e o desemparedamento da Escola Inovadora. 

Com a rua interditada para o fluxo de veículos, os estudantes de 3 a 6 anos aprovaram e se divertiram com a atividade.“Eu vou contar para a minha mãe que eu brinquei na rua”, falou Isabely dos Santos, 4 anos. O colega Lorenzo Monsão, 6 anos, disse que gosta de pular corda. “Foi o que eu mais gostei, junto com o espaguete”. 

A atividade permitiu que as crianças tivessem contato com brincadeiras diferentes. “É a primeira vez que estou brincando de bola e corda e gostei”, declarou Emanuely da Silva, 4 anos.

Imagem mostra em primeiro plano uma criança, com roupa azul, que está pulando, com os pés fora do chão. Ela segura um espaguete de espuma nas mãos. Ao fundo, rua com crianças brincando.
Lorenzo gostou das brincadeiras na rua

A brincadeira é recomendada por pediatras e educadores, pois é de suma importância para o desenvolvimento físico e emocional de uma criança. “O brincar já faz parte do cotidiano da escola. Esta semana a atividade foi intensificada por conta da comemoração do Dia das Crianças, a cada dia, há uma proposta diferente como festa, passeio no parque, banho de mangueira. Hoje a ideia é trazer as crianças para a rua e deixar que elas usem a imaginação”, explicou a diretora da EMEB, Mariana Avelino. 

A supervisora escolar Débora Juvêncio Carvalhial lembra que a atividade une o desemparedamento da escola e o brincar. “A Escola Inovadora preconiza as atividades ao ar livre. Com essa proposta, os estudantes foram literalmente para a rua, com todos os cuidados necessários, para brincar. Na Educação Infantil e primeira infância, é na potência do brincar que a criança se desenvolve e aprende”, declara.

Mulher loira, está batendo corda para criança que está pulando, os pés estão fora do chão e o cabelo em movimento. Elas estão em uma rua com muro grafitado ao fundo.
Atividade foi voltada para os alunos da Educação Infantil

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/05/escola-inovadora-emeb-promove-atividades-de-brincadeiras-para-educacao-infantil-na-rua/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original