Visitação à Pinacoteca já ultrapassou também o número total de 2018

Publicada em 05/10/2021 às 15:57

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes ultrapassou nesse fim de semana mais um índice de visitações anuais. Com total de 4.906 visitantes desde a sua reabertura no final de agosto, portanto, há cinco semanas, o espaço já recebeu mais visitantes que todo o ano de 2018, quando 4.863 pessoas estiveram no local.

Em pouco mais de uma semana de reabertura, o espaço já havia recebido mais de 1.700 visitantes, passando o total de visitações de 2016. Os números de 2017, quando o número de visitantes foi de 3.360, foram ultrapassados no final de semana de 18 e 19 de setembro, portanto, três semanas após a reabertura.

Devido ao sucesso, a UGC irá ainda prorrogar o período de visitações para 19 de dezembro.

Três meninas usando máscaras posam para foto em frente a um figurino de personagem em pé para um homem adulto de costas, que tira foto com o celular e segura uma bolsa de mão
Pouco mais de um mês após sua reabertura, Pinacoteca já ultrapassou os números de visitantes de anos anteriores

 “Desde 2017, a Pinacoteca vem recebendo diversos investimentos. Sua reserva técnica de cerca de 700 obras foi catalogada e estabilizada. Além das manutenções permanentes, foram refeitas as pinturas e iluminações cênicas, para tornar seus ambientes mais adequados. Consolidou-se também a seleção de exposições a partir de editais, o que traz também transparência para o processo. Essas etapas foram responsáveis pelo crescimento das visitações e agora, na reabertura dos espaços, temos visto esses recordes serem superados. As expectativas são de que, em breve, ultrapassemos também as visitações de 2019 – último ano antes da pandemia -, quando 7.816 pessoas visitaram o local”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Reaberta no fim de agosto, a Pinacoteca traz as seguintes exposições com entradas gratuitas: “Chico Bento – 60 Primaveras”, que tem curadoria de Jacqueline Mouradian, da Mauricio de Sousa Produções, reproduz a Vila Abobrinha para comemorar os 60 anos do personagem tão querido dos quadrinhos brasileiros; “Jundiaí Terra da HQ”, com obras de 28 quadrinistas da região, com a curadoria de Ede Galileu; além de parte do acervo permanente e de quadros do pintor Inos Corradin.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Não é necessário agendamento prévio (com exceção para grupos). São permitidas até 50 pessoas no local, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), e com controle de acesso na entrada.

Sala de exposições, com painel colorido com personagens da turma do Chico Bento, com modelo de sala de aula com carteiras, três pessoas ao fundo da sala, de costas, e detalhe de boneco de plástico do Chico Bento segurando uma vara de pesca
Devido ao sucesso de público, exposições foram prorrogadas

A Pinacoteca funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Neste feriado prolongado, o espaço só não abre na segunda-feira (11), para manutenção do espaço e de acervo. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Mais atividades gratuitas na Pinacoteca
Durante o mês de outubro, crianças e adolescentes de 04 a 13 anos podem ainda participar das oficinas gratuitas de HQ da Pinacoteca, que são realizadas às sextas, sábados e domingos, com os oficineiros Podre Flores, Célio Luigi e Ede Galileu. O material necessário para a realização da oficina é disponibilizado também gratuitamente no local. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet.

Adolescentes usando máscaras e sentadas em carteiras escolares, fazendo desenhos com lápis e papel, e homem de cabelos compridos e usando máscara, em pé, instruindo
Estão programadas oficinas até o final do mês

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/05/visitacao-a-pinacoteca-ja-ultrapassou-tambem-o-numero-total-de-2018/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original