Escola Inovadora: Crianças aprendem sobre reações químicas ao construírem um vulcão

Publicada em 06/10/2021 às 16:50

A turma do G5B da professora Quésia Silva Oliveira, da Escola Inovadora EMEB Mercedes Basile Bonito, vivenciou uma atividade diferente com a construção de vulcão, que trabalhou diversos conceitos como reação química, geografia e matemática.

Usando copo plástico, argila, folhas e pequenos galhos, os alunos construíram o vulcão que, após finalizado, começou a receber alguns elementos para testar a reação química. A primeira tentativa foi com água, corante vermelho e bicarbonato de sódio, mas sem sucesso. Na segunda experiência, os estudantes adicionaram detergente (para a espuma), corante vermelho, vinagre e bicarbonato. O resultado foi a erupção do vulcão, aplaudida e comemorada pela turma do G5B.

Sentado na grama está mulher e ao redor, em cadeiras e bancos estão crianças com  uniforme azul.
No meio da roda está um recipiente retangular branco, com folhas, galhos e uma estrutura com uma espuma vermelha ao meio.
Professora Quesia e alunos construíram um vulcão com lava em erupção

Para Sofia Maria de Souza Lima, 6 anos, a experiência ficou marcada. “Vou contar para minha mãe que eu fiz um vulcão. A parte que mais gostei foi da espuma (lava)”, disse. A saída da lava também foi o momento preferido da Heloísa Iansen, 5 anos. “Eu gostei da lava, que saiu por causa do bicarbonato, vinagre e detergente. Vou explicar para minha mãe como é que faz quando eu chegar em casa”, declarou a estudante. 

A professora Quésia explicou que, por meio da observação, as crianças, mesmo sem entender de química e matemática de forma conceitual, aprenderam sobre porcionamento e reação química. “Eles me ajudaram a dividir a argila entre os 16 alunos e depois vivenciaram o experimento. Dentre as etapas tivemos a primeira tentativa, quando a água não teve reação com o bicarbonato. O não acontecer tem grande importância na aprendizagem”, comentou a educadora.

três crianças, meninas, estão em volta de um recipiente retangular branco, com folhas e no meio uma estrutura com uma espuma vermelha. No entorno, é possível ver pernas de crianças, que estão usando uniforme. Elas estão sentadas em bancos e cadeiras, apoiados em grama.
Heloísa adorou quando a lava começou a sair após a reação química dos elementos

Além de ser realizada em ambiente externo, a atividade teve o contato com a natureza, quando as crianças foram para o parque para pegar folhas e galhos para fazer a vegetação ao redor do vulcão. “O desemparedamento da escola proporciona a exploração e a vivência, que são de grande importância na aprendizagem. Para as crianças, atividades de experimentação e investigação têm grande significado, pois é por meio dessa curiosidade que eles aprendem. Os conceitos que um dia eles aprenderão de forma teórica, estarão gravados em suas mentes, por conta da experiência”, afirmou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/06/escola-inovadora-criancas-aprendem-sobre-reacoes-quimicas-ao-construirem-um-vulcao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original