Prefeita de Caruaru (PE) visita Jundiaí para conhecer políticas voltadas à infância

Publicada em 07/10/2021 às 17:53

A prefeita de Caruaru, município do interior do Pernambuco, Raquel Lyra, visitou Jundiaí nesta quinta-feira (7), interessada em aprofundar conhecimento nas iniciativas e boas-práticas da Prefeitura sobre temas como Primeira Infância. A agenda começou pelo Paço Municipal, onde a prefeita foi recebida pelo vice-prefeito, Gustavo Martinelli, e pelo gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Assim como Jundiaí, Caruaru também faz parte da Rede Urban95, articulada pela Fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância, que incentiva lideranças políticas, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem até 95 centímetros, a altura média de uma criança de três anos.

Raquel compartilhou dados sobre seu Município, que tem cerca de 380 mil habitantes, e explicou que a visita foi motivada com indicação da Fundação. “Vim conferir com meus olhos por que Jundiaí é esta referência em tantos temas”, brincou.

Dois homens, com calça e camisa, conversam com mulher, também de calça e blusa listrada, todos usando máscaras, em sala de reuniões com janelas de vidro ao fundo
Jundiaí e Caruaru são dois dos 24 Municípios que integram a faz parte da Rede Urban95 Brasil

Martinelli tratou dos índices de Jundiaí e a referência que o Município foi no modelo de desemparedamento. “Somos a 7ª economia do Estado e a 17ª do País, com bons exemplos de efetividade na aplicação de políticas públicas. Um desses exemplos foram as atividades do contexto de desemparedamento da volta às aulas, com a ação intersetorial de diversas Unidades e aproveitamento de espaços fora da sala de aula”.

Peroni, que conduz as reuniões quinzenais com o Comitê das Crianças, destacou parceiros e iniciativas da Prefeitura para o segmento, bem como o funcionamento do Comitê. “As demandas das crianças são levadas a um Grupo de Trabalho Intersetorial, que discute a sua aplicação. Além disso, o Comitê participou das discussões para as elaborações dos Planos Diretor, Plurianual e de Mobilidade. Essa priorização da escuta da criança, juntamente com a transformação de políticas públicas relacionadas à área do urbanismo, está atrelada à Rede Latino-americana Cidade das Crianças, concebida pelo pedagogo Francesco Tonucci, à qual Jundiaí aderiu em 2018. Por isso, aproveito também para convidar Caruaru para fazer parte dessa rede”, disse.

Além do Paço Municipal, Raquel esteve em espaços públicos dedicados à infância, como o Mundo das Crianças; o Bosque Hermindo Rossi, o Bosquinho do Jardim Bonfiglioli, recentemente revitalizado; e a Fábrica das Infâncias Japy.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/07/prefeita-de-caruaru-pe-visita-jundiai-para-conhecer-politicas-voltadas-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original