Prefeitura inova com o pagamento de tributos via Pix

Publicada em 07/10/2021 às 12:08

A Prefeitura de Jundiaí ampliou seus canais digitais para pagamento de tributos via Pix. Além do IPTU, o cidadão agora pode utilizar esse meio eletrônico para pagar a segunda via do tributo mobiliário (taxa de alvará de funcionamento), segunda via dos feirantes, parcelamentos de débitos tributários e emissão de guia de ITBI, inclusive segunda via.

Ao mês, a Prefeitura recebe, em média, 90 mil pagamentos de todos os tipos. Desse total, 80% são feitos através de canais eletrônicos e 20% por presenciais.

Pagamento por PIX representa facilidade para o contribuinte, que pode fazê-lo sem sair de casa

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirma que a pandemia acelerou os serviços digitais e o contribuinte tem que ser atendido com rapidez e segurança. “Esses serviços digitais estão alinhados com o conceito de Cidade Inteligente. Além disso, a administração pública precisa ser moderna e facilitar a vida do munícipe no que diz respeito ao serviço público prestado. Em Jundiaí, as inovações tecnológicas se integram cada vez mais ao nosso dia a dia, criando facilidades para o cidadão.”

Parimoschi lembra que o primeiro tributo com opção de pagamento por Pix foi o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano), em julho deste ano, a partir de um trabalho conjunto entre a Unidade de Gestão de Governo e Finanças e a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). Desde então, são em média três mil pagamentos de IPTU por Pix ao mês. “A experiência, com a adesão cada vez maior do cidadão, mostra que é um sistema que veio para ficar.”

“O uso do Pix é uma opção simples, rápida e está se tornando preferência das pessoas como meio de pagamento”, diz o diretor-presidente da CIJUN, Amauri Marquezi de Luca. “Com a boa aceitação, a tendência é ter cada vez mais essa opção à disposição do munícipe.”

Para fazer o pagamento com o Pix, o contribuinte deve acessar a página de Governo e Finanças no site da Prefeitura de Jundiaí ou através do APP. Após escolher o tributo a ser pago e colocar seus dados, ele terá acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas haverá o botão do Pix. Ao escolher essa opção, será gerado automaticamente um QR Code para que seja concluído o pagamento.

Como o site da Prefeitura, o APP possui um leque importante de ferramentas à disposição do morador ou da empresa da cidade, no ícone de Governança, Finanças e Transparência. O aplicativo está disponível para download nos smartphones Android e iOs.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/07/prefeitura-inova-com-o-pagamento-de-tributos-via-pix/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original