Painéis em terminais informam horários e o tempo para chegada dos ônibus

Publicada em 09/10/2021 às 10:00

Semelhante aos sistemas disponíveis nos aeroportos, os sete terminais de Jundiaí contam com a ferramenta tecnológica que facilita a vida do usuário do transporte público municipal: painéis eletrônicos com os horários de saída dos ônibus e o tempo que falta para o veículo chegar à plataforma. Essa ferramenta está integrada ao sistema de GPS dos ônibus, que também abastece com informações o aplicativo do CittaMobi e o Google Maps.

Os dados dispostos no painel – número da linha, bairro de destino, horário de saída do próximo ônibus – são atualizados segundo a segundo. Para a confeiteira Francesca Dias de Oliveira, usuária do transporte coletivo, os painéis são de grande valia. “Eu sempre me informo por esses monitores e os horários são cumpridos exatamente como aparece no sistema”, declara ela. “É muito útil.”

Painel informa número da linha, bairro de destino e horário de saída do próximo ônibus

A mesma opinião tem o Francisco Teófilo, morador do bairro Medeiros e usuário do sistema um dia sim, um dia não. A linha que ele utiliza para trabalhar sai de seu bairro, passa pelo Eloy Chaves e de lá segue para o Terminal Hortolândia. “Poder enxergar os horários assim torna tudo mais fácil, ajuda a gente a se organizar.”

Para o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, investimentos como os painéis dos terminais vão ao encontro de um dos focos da gestão Luiz Fernando Machado: utilizar a tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “É nesse caminho que seguimos para, cada dia mais, se tornar uma Cidade Inteligente, e outros exemplos não faltam”, explica o gestor. “Jundiaí se tornou a primeira cidade da América Latina a instalar a opção de pagamento com cartões de crédito e débito em toda sua frota de ônibus.” 

Aloysio também lembra que o sistema de transporte coletivo conta com quatro câmeras de segurança instaladas em cada um dos ônibus da frota, o que tem ajudado a Guarda Municipal e a Polícia Civil a identificar responsáveis por crimes cometidos no interior dos veículos.

Francesca Dias de Oliveira: “os horários são cumpridos exatamente como aparece no sistema”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/09/paineis-em-terminais-informam-horarios-e-o-tempo-para-chegada-dos-onibus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original