Cultura divulga mais vagas para oficinas on-line gratuitas de programa estadual

Publicada em 14/10/2021 às 14:10

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de outubro para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”.

As oficinas são abertas ao público em geral e serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos.

O programa de Formação para o Interior é uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Estão previstas diversas oficinas, como de fotografia, gestão financeira e montagem de oficina literária para crianças

Para novembro e dezembro são oferecidas pela Secretaria de Cultura, as seguintes oficinas:

  • Fotografias para adiar o fim do mundo (60 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Inspirado na obra de Ailton Krenak, esta oficina irá provocar os participantes a respeito das urgências socioambientais: queimadas, desmatamento, falta de água, enchentes, mudanças climáticas que dia a dia batem na nossa porta e como podemos adiar o fim do mundo através da arte fotográfica. Os participantes aprenderão conceitos teóricos de fotografia e inspirações para transformar a prática fotográfica em ferramentas para sensibilizar o mundo através das imagens.

Coordenação: Natalia Vieira
Datas e horários: Turma A – 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 10h às 12h/ Turma B – 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 14h às 16h/ Turma C – 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h
Inscrições: até 26 de outubro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: pessoas que se interessem em aprender técnicas básicas de fotografia e linguagem fotográfica e/ou que se interessem por questões socioambientais, a partir de 16 anos.
Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Câmera fotográfica ou celular com câmera.

  • Clube de Leitura: Dois Olhares sobre Macbeth, de Shakespeare (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A peça mais curta do poeta e dramaturgo inglês será visitada sob duas perspectivas diferentes, a de Bodstein a partir dos estudos feitos sobre a obra de Ariane Mnouchkine (2014), que resultaram em sua dissertação de mestrado Macbeth, segundo o Théâtre du Soleil e a banalidade do humano no mundo contemporâneo (2017), e a de Marchi a partir da encenação que realiza atualmente para apresentação em formato digital com base na nova tradução para o português feita por Lawrence Flores Pereira.

Coordenadoras: Érika Bodstein e Valéria Marchi
Datas e horários – 3, 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro e 1º de dezembro, das 18h às 20h
Inscrições: até 26 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: em geral, a partir de 16 anos.

  • A Personagem como elemento estruturante de uma narrativa seriada (25 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina abordará os preceitos básicos para a criação de uma série de TV/streaming, tendo como ponto de partida a personagem. Os exercícios propostos visam abrir caminhos para que os que os interessados na escrita de roteiros coloquem em prática uma maneira eficiente de se escrever bons diálogos e verticalizar personagens.

Coordenação: Drika Nery
Datas e horários: Turma A – segundas e quartas (exceto 15/11): dias 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro, das 14h às 16h/ Turma B – terças e quintas: dias 18, 23, 25, 30 de novembro; 2 e 7 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrição: até 26 de outubro
Público: Roteiristas iniciantes ou aspirantes a roteiristas a partir de 18 anos.
Seleção: Análise de ficha de inscrição.

  • Brincando de Escritor: Como dar uma oficina literária infantil? (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade apresenta formas de aproximar a criança (de 7 a 12 anos) do universo do livro e da literatura: como explicar procedimentos literários de forma leve e divertida (narrador, construção de personagem), como proporcionar os primeiros contatos com uma cultura estrangeira, como tornar o livro (do texto ao projeto gráfico) atraente para o jovem. Trata-se da metodologia da oficina “Brincando de Escritor” baseada em “Tarakã, o bigodudo”, livro do Kornei Tchukóvski, escritor infantil mais lido na Rússia.

Coordenação: Fabíola Notari e Marcela Schwab
Data e horário: 4 de novembro – 18h às 20h
Inscrição: até 26 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: educadores, a partir de 16 anos.

  • Gestão Financeira e Prestação de Contas no ProAC Editais (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    O curso de gestão financeira e prestação de contas no ProAC Editais foi criado para artistas e produtores culturais que já tiveram alguma dificuldade na organização dos recursos em seus projetos. Numa linguagem simples e objetiva as pessoas participantes vão aprender a planejar seus gastos desde a elaboração do projeto até a prestação de contas.

Coordenação: Amanda Prado
Datas e horários: Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro – 10h às 12h/ Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro – 18h às 20h/ Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro- 14h às 16h
Inscrição: até 26 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: artistas e produtores culturais.

  • Oficina: Graça e Consciência – A atividade integra a programação do 7º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (EIMPA) (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta atividade pretende investigar a trajetória de 25 anos da personagem Concessa. Cida abrirá seu “caderninho” para contar sobre a descoberta da palhaça como seu veículo de comunicação e equilíbrio. Cada participante será convidada a desvendar e explorar a capacidade de comunicação de sua própria palhaça, investigando linguagens, buscando sintetizar ideias e construir textos.

Coordenação: Cida Mendes (Palhaça Concessa)
Data e horário da atividade: 9, 10, 11 e 12 de novembro – das 10h às 12h
Público: interessados em geral
Inscrição: até 26 de outubro
Seleção: análise de ficha de inscrição
Público-alvo: Mulheres palhaças maiores de 18 anos que queiram investigar e trabalhar sua capacidade de comunicação.

  • Foto Preta – Diálogos – Narrativas Decoloniais (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A artista visual Isabela Alves e o fotógrafo Tiago Alexandre trazem reflexões sobre as narrativas decoloniais que vêm emergindo no cenário artístico contemporâneo, e como galerias, museus e o mercado de artes visuais em geral têm se relacionado com essa demanda. FOTOPRETA – DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.

Coletivo Afrotometria
Convidada: Isabela Alves
Mediação: Tiago Alexandre
Data e horário: 9 de novembro, das 18h às 20h
Inscrições: de 29 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Pessoas a partir de 16 anos, interessadas em artes visuais.

  • Oficina: Arte em Revista (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um zine-revista inspirado na revista Klaxon*. A ideia é que os participantes elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na semana de arte moderna.

Coordenação: Marisa Szpigel e Alexandra Contocani – Coletivo Oquecabeaqui *
Data e horário da atividade: Turma A – 10, 11 e 12 de novembro – das 14h às 16h/ Turma B – 16, 17 e 18 de novembro – das 18h às 20h
Inscrições: até 26 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Educadores e interessados em geral
Materiais necessários: Papéis variados e materiais riscantes (lápis, canetas, etc.), tinta guache e pincéis.

  • A Era de Ouro dos Livros Russos Infantis: Ilustradores (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta é contextualizar a geração de ilustradores, pintores e artistas gráficos da qual fez parte Vera Ermoláieva, expoente da vanguarda que ajudou a delinear o novo tipo de livro ilustrado que surgiu na Rússia nos anos 1920, anunciando o design contemporâneo.

Coordenação: Daniela Mountian e Fabíola Notari
Data e horário: 11 de novembro – 18h às 20h
Inscrições: até 26 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Educadores, pais, alunos do ensino médio, estudantes de graduação e interessados em geral, a partir de 16 anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/14/cultura-divulga-mais-vagas-para-oficinas-on-line-gratuitas-de-programa-estadual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original