Guarda Municipal ministra palestra sobre Língua Brasileira de Sinais no Hospital Regional

Publicada em 15/10/2021 às 17:34

A convite do Hospital Regional, a Guarda Municipal de Jundiaí ministrou uma palestra sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos funcionários do hospital durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Participaram do encontro enfermeiros, funcionários do setor administrativo, nutricionistas, psicólogos e auxiliares de limpeza.

A guarda feminina Regiane Arenhardt Diniz, que tem Libras em sua formação e integra o corpo de docentes da Coordenadoria de Instrução e Formação (CIF) da GMJ, destacou na palestra a importância da língua de sinais como ferramenta de inclusão social na área da saúde. “Durante a palestra, além da interação, ensinei os sinais básicos de cumprimento, alguns sinais relacionados a sintomas e datilologia”, comentou.

Pessoas com uniformes diversos e hospitalares, todas usando máscaras, sentadas em auditório, fazendo gestos com os dedos das mãos
Atividade integrou a SIPAT do hospital e contou com as participações de diversos colaboradores

O Superintendente da área administrativa do HU, Fernando Ramos, ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela GMJ na área de inclusão social. “É um tema muito importante nos dias de hoje. A Libras é fundamental para o atendimento e aqui no hospital não é diferente. Foi muito interessante compartilhar conhecimentos com a GMJ”, disse Ramos, que enalteceu o conhecimento da profissional.

O subinspetor Claúdio de Souza, responsável pela coordenadoria de ensino da GMJ, ressaltou uma novidade viabilizada pela CIF. “Libras é uma das disciplinas da grade curricular da CIF, que este ano criou a plataforma de ensino CIFEaD, com o objetivo de capacitar o guarda de forma on-line, atendendo os requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública”.

Mais Libras
A Libras foi criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos e, em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005.Um estudo feito em conjunto com o Instituto Locomotiva e a Semana de Acessibilidade Surda revela no Brasil a existência de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. 

Homem e mulher, com calça, camisa e máscara, ao lado de policial mulher usando uniforme e máscara, e segurando um certificado, um presente na mão direita e um vaso de plantas na mão esquerda.
Para a guarda feminina Regiane Diniz, Libras é ferramenta de inclusão social na área da saúde.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/15/guarda-municipal-ministra-palestra-sobre-lingua-brasileira-de-sinais-no-hospital-regional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original