Vale Verde, Inova na Horta e Horta Urbana promovem a alimentação saudável em Jundiaí

Publicada em 16/10/2021 às 08:26

Em Jundiaí, a alimentação saudável é tratada com seriedade e responsabilidade. Em 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação e em 21 de outubro é o Dia Nacional da Alimentação na Escola. A data é celebrada e comemorada diariamente e com destaque para os programas Vale Verde, a horta orgânica que abastece as escolas da rede municipal e estadual de Jundiaí, Inova na Horta da Escola Inovadora e Horta Urbana, que promove a agricultura urbana em terrenos públicos ociosos. 

Com 15 mil metros quadrados de área cultivável, o Vale Verde produz hortaliças convencionais e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) sem a utilização de agrotóxicos. O projeto da Unidade de Gestão de Educação é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA). A produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. Os alunos também visitam o local, conhecem o espaço e as espécies diretamente na plantação.

Imagem mostra horta com diversidade de plantas
Vale Verde conta com 15 mil metros quadrados de área cultivável

“As escolas são pontos cruciais de promoção da segurança alimentar ao garantir que as refeições contribuam com o desenvolvimento das crianças, uma vez que a saúde nutricional está diretamente ligada ao processo de aprendizado. Além de inserir as atividades de educação alimentar e nutricional no cotidiano das crianças, Jundiaí também tem o programa Horta Urbana. A agricultura urbana e as iniciativas de hortas comunitárias representam uma alternativa igualitária ao acesso à alimentação mais saudável e orgânica”, pontua o prefeito Luiz Fernando Machado.

Em suas merendas, as unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%. Além disso, as unidades escolares da rede municipal desenvolvem o “Inova na Horta” e contam com hortas próprias, que incentivam a educação sobre alimentos e o consumo das PANC. 

“Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada, um prato colorido e como valorizar o alimento natural, regional e local. Nosso objetivo é que, para 2023, 100% das escolas municipais contem com suas próprias hortas para incentivar a aprendizagem sobre segurança alimentar”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Imagem aérea mostra horta com crianças e professora fazendo o cultivo
Inova na Horta leva o cultivo para as escolas

Horta Urbana

Além do planejamento e cuidado com as hortas nas escolas e o Vale Verde, Jundiaí também desenvolve ações que incentivam a alimentação saudável pela população, como o programa Horta Urbana, por meio do Departamento de Urbanismo, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, 

Por meio do programa, os munícipes inscritos e que participaram do curso de formação, têm direito a fazer o cultivo de hortas urbanas em terrenos públicos ociosos. “Essa prática é uma oportunidade de integração e fortalecimento do coletivo, além de incentivar o consumo de alimentos nutritivos, produzidos de maneira sustentável, além de ser um gerador de renda”, comenta a coordenadora do programa Horta Urbana, Rita Stringari. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/16/vale-verde-inova-na-horta-e-horta-urbana-promovem-a-alimentacao-saudavel-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original