Outubro Rosa: atividade integra prática esportiva e cuidados com a saúde no Jardim Esplanada

Publicada em 18/10/2021 às 17:03

A chuva e o frio na manhã desta segunda-feira (18) não desanimaram as mulheres e os homens que participam do grupo de ginástica do complexo esportivo Nilo Macedo, no Jardim Esplanada. A fim de tratar da conscientização do Outubro Rosa, em relação à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, a atividade integrou uma roda de conversa sobre o tema e práticas esportivas em grupo.

O encontro, promovido pelas Unidades de Promoção da Saúde (UGPS) e de Esporte e Lazer (UGEL) contou com cerca de 50 participantes do bairro e da região.

 Na abertura, os participantes fizeram uma atividade de alongamento e caminhada, sob o comando do educador esportivo Luciano Genari, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Na sequência, a gerente da UBS Esplanada, Fabiana Montoro Novo, tratou da importância da prevenção e diagnóstico precoce, além das ofertas de exames e tratamento pela rede municipal de saúde. O encontro foi finalizado com mais uma atividade esportiva, com a educadora física Adriana Sagrillo.

Homens e mulheres, todos usando máscaras e alguns deles com roupas cor de rosa, dispostos em formato circular, em ginásio esportivo coberto, com um grande laço de pano cor de rosa sobre o centro
Atividade realizada no complexo esportivo Nilo Macedo contou com a participação de 50 pessoas dos bairros da região

A moradora da Vila Progresso Maria Inês Pereira participou da atividade e fez um apelo. “Meu apelo é para que as mulheres se cuidem. Participo deste e de outros grupos do bairro e meus exames estão todos em dia, inclusive o de mama, que já está agendado. Estamos vivendo mais e não faz sentido prolongar a vida sem saúde e qualidade”.

Para os meses de outubro e novembro, a Prefeitura ampliou em 33% a oferta de exames de mamografia. A gestora-adjunta da UGPS, a drª. Dayane Martins, explica como as mulheres interessadas podem solicitá-los. “Nestes meses, o acréscimo às 2,4 mil mamografias já oferecidas mensalmente visa ampliar a oferta às mulheres com mais de 40 anos da cidade. Em Jundiaí, o exame pode ser solicitado, inclusive sem a necessidade de agendamento de consulta, diretamente na UBS, por enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse, e, com o agendamento, ela poderá realiza-lo tanto no Hospital Universitário (HU) como na Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)”.

Três mulheres com blusas cor de rosa e um homem, todos usando máscaras, fazendo atividade física de alongamento dos braços, em quadra esportiva, com trave de futebol e aro de basquete ao fundo
Maria Inês fez uma apelo e um alerta a todas as mulheres durante o mês de outubro

Mais atividades
Outras UBS têm promovido atividades em alusão ao Outubro Rosa. Também na manhã desta segunda (18), a UBS Eloy Chaves realizou a Caminhada Rosa no Parque Botânico do bairro. Além da caminhada, as participantes fizeram um alongamento e escutaram sobre a importância dos cuidados com a saúde e o depoimento de uma paciente que se curou da doença. No período da tarde, às 14h, a mesma UBS realiza uma atividade de Artesanato Rosa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/18/outubro-rosa-atividade-integra-pratica-esportiva-e-cuidados-com-a-saude-no-jardim-esplanada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original