Reforma da Previdência é tema da Reunião de Plataforma desta terça-feira (19)

Publicada em 19/10/2021 às 19:58

Gestores e diretores de todas as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí se reuniram em encontro híbrido (virtual e presencial), realizado na Sala de Situação do Paço Municipal, na tarde desta terça-feira (19), para a apresentação e discussão da Reforma da Previdência do município, conforme previsto na Emenda Constitucional 103/2019. O encontro, que foi aberto pelo prefeito Municipal Luiz Fernando Machado, contou com a apresentação de especialistas no tema, com detalhamento dos principais pontos que estão sendo estudados para instituir um novo regime de previdência complementar, para os novos servidores que entrarem após a Emenda 103, ou para aqueles que optarem pela transição de regime. Também foram apresentados os estudos atuariais e de impacto orçamentário que vão embasar a adoção de novas regras para o regime de previdência social dos servidores já existente, que é administrado pelo Iprejun.


“A reforma da previdência é essencial, para que os servidores tenham a segurança de, no futuro, ter a garantia do pagamento de seus benefícios. Tudo está sendo feito de maneira transparente, com responsabilidade e com foco na sustentabilidade do sistema”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Encontro em formato híbrido, nesta terça-feira (19), teve como tema a Reforma da Previdência


Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, sustentabilidade e transparência são os eixos centrais da reforma. “É uma jornada complexa que vamos percorrer com extremo cuidado técnico, jurídico, atuarial e financeiro. Essa conta tem um peso e é preciso agir com responsabilidade no orçamento da cidade. Vamos preservar o equilíbrio orçamentário e atuarial e fazer as mudanças necessárias para assegurar a sustentabilidade da aposentadoria dos servidores”, aponta Parimoschi.


No encontro foram apresentadas as diretrizes da Emenda Constitucional n° 103/2019 e os pontos a serem reformados do regime vigente. A apresentação ficou a cargo do consultor, especialista em regimes previdenciários, Edevaldo Fernandes da Silva, que foi contratado pela administração para assessorar o projeto de reforma.


A alteração nos regimes de previdência próprios das cidades é uma necessidade legal, determinada a todos os entes federados. Em Jundiaí, o Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) é o gestor das aposentadorias e pensões dos servidores.
Para garantir a transparência do processo, a administração municipal, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, criou um hotsite no seu portal de internet para divulgar o pari passu do projeto de reforma da previdência dos servidores, as reuniões que estão sendo realizadas, além de informações importantes e legislações necessárias para o bom entendimento do que está sendo tratado em cada etapa do processo. 

Apresentação de dados atuariais, financeiros e previsão orçamentária foi feita aos gestores e diretores

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/19/reforma-da-previdencia-e-tema-da-reuniao-de-plataforma-desta-terca-feira-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original