Semana de Tecnologia: Palestra trata sobre o 5G e sua importância para as cidades inteligentes

Publicada em 19/10/2021 às 18:02

No Dia Nacional de Inovação e em continuidade à Semana de Tecnologia, que oferece mais de 30 horas de programação gratuita, foi realizada, na manhã desta terça-feira (19), a palestra “Expectativa x realidades do 5G no Brasil e seu impacto na indústria”, com o engenheiro da Siemens e especialista em 5G, Sergio Sevilean.

Sergio tratou sobre a evolução das redes celulares e sua relevância para a indústria e a comunicação entre máquinas. “A Siemens vê um potencial muito grande no 5G na digitalização da indústria e das cidades, edifícios, transporte inteligente, toda a parte de eletrificação vai demandar mais comunicação e o 5G vem como peça fundamental do quebra cabeça de tecnologia que será preciso montar”, explicou.

O 5G apresenta um potencial disruptivo para a infraestrutura e indústria. “Não é um fim, é uma tecnologia habilitadora de automação, robotização móvel, realidade aumentada, entre outras aplicações. Vai trazer impulso para a economia, com grande potencial para criar produtos, serviços e negócios inovadores”, lembrou o engenheiro. 

Ao fim, Sergio foi questionado se Jundiaí tem potencial para suportar a tecnologia, o engenheiro afirmou que sim. “Nos programas que a Prefeitura tem desenvolvido para trazer startups, a cidade tem muitas empresas, fábricas e um distrito industrial enorme, muita atividade fabril. Jundiaí tem vocação para ser uma cidade inteligente”, disse.

Sergio falou sobre a evolução do 1G até o novo 5G

O gestor adjunto da Unidade de Governo e Finanças, Jones Martins, lembrou sobre a importância do tema apresentado. “As novas redes 5G chegarão em breve nas cidades brasileiras e representarão o futuro das comunicações. Teremos a possibilidade de integrar serviços e principalmente ampliar a conectividade entre as pessoas. Além da alta velocidade, espera-se que as redes 5G gerem um grande cluster de inovação para a Internet das Coisas (IoT), no qual essas novas redes atendam às necessidades de conexão de bilhões de dispositivos em todo planeta, incluindo carros autônomos, máquinas na indústria, serviços médicos de longa distância e outros vários serviços que surgirão com a chegada da nova tecnologia”, concluiu.

A Semana de Tecnologia conta com a participação da CIJUN, TVTEC, SEBRAE, Senac, Instituto Federal de Jundiaí, Associação Comercial, Faculdade de Medicina e Unianchieta com coordenação da Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Gestão de Governo e Finanças e Unidade de gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Todas as palestras e painéis são acessíveis em libras, em uma parceria com a Ateal e outros intérpretes convidados.

Consulte AQUI a programação completa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/19/semana-de-tecnologia-palestra-trata-sobre-o-5g-e-sua-importancia-para-as-cidades-inteligentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original