Operação Estiagem: combate a incêndio em mata é foco de capacitação
Publicada em 22/10/2021 às 17:31A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente (UGPUMA) deram um curso de capacitação para combate a incêndio em mata para aproximadamente 50 pessoas na Etec Benedito Storani. O trabalho faz parte da Operação Estiagem. Participaram do curso professores e funcionários da escola, membros da ONG Mata Ciliar e outros profissionais indicados pela UGPUMA.
“Esse é mais um curso que levamos a partir da Operação Estiagem, instituída em Jundiaí através de decreto municipal, e que está sendo levado para diferentes regiões da cidade”, declara o coronel e coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano. “Nosso objetivo, por meio de aula prática e teórica, é levar mais conhecimento às pessoas sobre como proceder nesse combate, além de dar dicas importantes, como o uso de aplicativos de denúncia para queimadas.”
Os realizadores do curso foram recebidos na escola por sua diretora, Fabiana Lourençon Moraes, que já solicitou a realização de outro curso, dessa vez para alunos da instituição. Durante a aula, os participantes aprenderam a apagar o fogo de uma queimada em mata e inclusive a fazer seu próprio abafador. Em setembro, moradores e integrantes da Associação dos Amigos dos bairros Santa Clara, Vargem Grande, Caguaçu e Paiol Velho também fizeram o curso.
O curso dividiu seus conteúdos entre seus realizadores: a parte da Defesa Civil ficou com Gimenez, a da Guarda Municipal/ Divisão Florestal com o inspetor Luiz Carlos de Lacerda Petrachim e a do Corpo de Bombeiros com o 3º sargento Dirceu Xavier Anunciação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original