Operação Estiagem: combate a incêndio em mata é foco de capacitação

Publicada em 22/10/2021 às 17:31

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente (UGPUMA) deram um curso de capacitação para combate a incêndio em mata para aproximadamente 50 pessoas na Etec Benedito Storani. O trabalho faz parte da Operação Estiagem. Participaram do curso professores e funcionários da escola, membros da ONG Mata Ciliar e outros profissionais indicados pela UGPUMA.

Curso teve aula teórica e prática e ensinou os participantes a fazerem seus próprios abafadores

“Esse é mais um curso que levamos a partir da Operação Estiagem, instituída em Jundiaí através de decreto municipal, e que está sendo levado para diferentes regiões da cidade”, declara o coronel e coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano. “Nosso objetivo, por meio de aula prática e teórica, é levar mais conhecimento às pessoas sobre como proceder nesse combate, além de dar dicas importantes, como o uso de aplicativos de denúncia para queimadas.”

Os realizadores do curso foram recebidos na escola por sua diretora, Fabiana Lourençon Moraes, que já solicitou a realização de outro curso, dessa vez para alunos da instituição. Durante a aula, os participantes aprenderam a apagar o fogo de uma queimada em mata e inclusive a fazer seu próprio abafador. Em setembro, moradores e integrantes da Associação dos Amigos dos bairros Santa Clara, Vargem Grande, Caguaçu e Paiol Velho também fizeram o curso.

O curso dividiu seus conteúdos entre seus realizadores: a parte da Defesa Civil ficou com Gimenez, a da Guarda Municipal/ Divisão Florestal com o inspetor Luiz Carlos de Lacerda Petrachim e a do Corpo de Bombeiros com o 3º sargento Dirceu Xavier Anunciação.

Aula ocorreu em parte externa da Etec Benedito Storani e contou com 50 participantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/22/operacao-estiagem-combate-a-incendio-em-mata-e-foco-de-capacitacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original