Jovens músicos participam de atividade formativa da Orquestra Municipal

Publicada em 26/10/2021 às 17:26

Os jovens músicos Nicolas Nascimento e Gabrielle Pessoa, de 18 anos, participaram nessa segunda-feira (25) da “Clínica de Música de Câmara”, atividade formativa proposta pela Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ). O encontro, realizado no Teatro Polytheama, foi coordenado pela diretora artística e regente titular da orquestra, a maestrina Claudia Feres, que acompanhou as práticas da dupla sobre um dueto de Beethoven para violino e violoncelo.

Claudia explica a proposta das clínicas de música. “Durante a preparação de repertório, todo músico gosta de apresentar a seus pares o trabalho que vem desenvolvendo e, assim, ouvir os comentários, críticas e sugestões. E esta foi a nossa proposta desta clínica: dar a oportunidade para que eles se apresentassem e para que conheçam mais jovens músicos como eles. E o nível do trabalho apresentado está muito interessante”.

Duas mulheres e um homem, todos usando máscaras e segurando um violino e um violoncelo, sentados sobre cadeiras em palco de teatro vazio, com cadeiras da plateia, frisas, camarotes e arquibancada ao fundo
Nicolas e Gabrielle tiveram o palco de Polytheama e a atenção da maestrina só para eles durante a atividade

A OMJ é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e que completou dez anos durante a temporada on-line 2020. O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que a orquestra passa uma reformulação. “Além de enriquecer o cenário cultural e a produção criativa da cidade, nossos corpos artísticos visam também fomentar a formação de jovens talentos e estimular o trabalho artístico. Nesse sentido, a OMJ vem passando por uma reformulação e parte disso envolverá a aproximação com estes jovens talentos”.

Nicolas, com o violino, e Gabrielle, com o violoncelo, inscreveram-se para a atividade com o nome de Duo Lilium”, que quer dizer lírio, em latim. Para Nicolas, a atividade agregou aspectos importantes da carreira. “Esta foi uma experiência muito valiosa, pois em nosso segmento é muito importante conhecer e interagir com os artistas da região”. Também para Gabrielle a oportunidade contou como uma experiência de vida. “O mundo é feito de experiências e uma das mais importantes é a de conhecer novas pessoas, como forma de crescimento pessoal e profissional”.

Duas mulheres e um homem, todos usando máscaras, uma mulher segurando um violoncelo e um homem segurando um violino, sentados sobre cadeiras em palco de teatro, com pano preto ao fundo.
“Duo Lilium” apresentou dueto de Beethoven para violino e violoncelo

A próxima “Clínica de Música” gratuita será realizada durante a manhã do dia 08 de novembro. Os interessados devem se inscrever pela internet e aguardar a confirmação, via telefone, por parte da equipe do teatro. Em dezembro, a OMJ realiza mais uma ação formativa gratuita, desta vez um workshop voltado para regentes, com divulgação das informações em breve.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do teatro: (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/26/jovens-musicos-participam-de-atividade-formativa-da-orquestra-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original