Outubro Rosa: importância mamografia é abordada com professores da rede estadual

Publicada em 27/10/2021 às 14:44

Com o intuito de despertar professores da rede estadual de ensino sobre a importância da prevenção do câncer de mama, principalmente no âmbito da prevenção primária, a assessora técnica em Saúde da Mulher da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ginecologista Érika Pimenta de Pádua Mayer, foi convidada para participar nesta quarta-feira (27) de uma live promovida pela Diretoria de Ensino de Jundiaí e Região para marcar o Outubro Rosa. A iniciativa reuniu educadores de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo, Jarinu, Cabreúva, Itupeva, Louveira e Itatiba.

A ginecologista, além de detalhar o atendimento realizado pela rede de municipal de saúde, frisou a importância da realização do exame de mamografia para a detecção da doença – segundo tipo de câncer mais incidente entre as brasileiras. “ Falar em saúde e levar informações corretas podem salvar vidas e sobre o câncer de mama: o quanto antes melhor. É fundamental a reavaliação de hábitos de vida e os exames preventivos. Os professores são grandes formadores de opinião”, destacou.

A atividade reuniu professores de cidades da região

Em Jundiaí, nos meses de outubro e de novembro, as 2,4 mil mamografias oferecidas mensalmente receberam acréscimo de 33% para as mulheres com mais de 40 anos que buscarem pelo serviço. O exame pode ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS), por enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer, sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), por meio de agendamento prévio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/27/outubro-rosa-importancia-mamografia-e-abordada-com-professores-da-rede-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original