Outubro Rosa: live “Mulher Especial” destaca a importância da informação e prevenção
Publicada em 27/10/2021 às 18:24A oitava live da programação mensal do “Mulher Especial” foi realizada na noite dessa terça-feira (26) e trouxe como pontos informar a população sobre os canais que ofereçam a prevenção e realizar a prevenção para se alcançar a redução de novos casos ou óbitos pelo câncer de mama.
A atividade é uma realização da Assessoria de Políticas para Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), e, neste mês, como parte da programação do Outubro Rosa, contou com o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
O encontro on-line reuniu a médica Erika Pimenta Mayer, assessora técnica da Saúde da Mulher da UGPS; o médico João Bosco Borges, professor titular da cadeira de Ginecologia, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); e a nutricionista Nádia Fátima Gibrim, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família em Jundiaí.
Na oportunidade, os profissionais traçaram um perfil dentro da sua área de atuação sobre o câncer de mama, destacando a importância de um trabalho educacional permanente para que o diagnóstico seja realizado precocemente.
Nadia ressaltou o papel da alimentação saudável e equilibrada, bem como redução de peso e prática de atividades físicas como mecanismos para se evitar doenças de uma maneira geral.
Já para o mastologista João Bosco, câncer de mama é uma doença grave, cuja incidência no Brasil é muito grande, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentram os estados mais industrializados. “Ainda é tardio o diagnóstico. Não podemos apenas incentivar as mulheres a se auto examinar, mas precisamos conscientizá-las sobre a importância de comparecerem com regularidade ao ginecologista e realizar a mamografia. O ano passado, com a pandemia, deixamos de diagnosticar cerca de quatro mil cânceres e 800 mil mamografias não foram realizadas. Precisamos reverter esses números”, destacou o médico.
Segundo Érika Mayer, a pandemia trouxe o afastamento das mulheres das Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para o trabalho de saúde preventivo. “Jundiaí realizou em 2020 14.246 mamografias. No primeiro semestre deste ano já totalizamos 18.306. A espera pela realização do exame também está reduzido e assim mais precocemente os diagnósticos estão acontecendo. As mulheres precisam buscar pelo atendimento, pois não queremos contabilizar óbitos e sim curas”, finalizou.
Como nos encontros anteriores, a mediação ficou a cargo da assessora para Políticas Públicas para Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins, e do gestor da UGC, Marcelo Peroni e contou com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na abertura, da live a performance artística ficou a cargo da artista plástica e arte-educadora, Cecília Celandroni.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Assista à live:
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original