Outubro Rosa: live “Mulher Especial” destaca a importância da informação e prevenção

Publicada em 27/10/2021 às 18:24

A oitava live da programação mensal do “Mulher Especial” foi realizada na noite dessa terça-feira (26) e trouxe como pontos informar a população sobre os canais que ofereçam a prevenção e realizar a prevenção para se alcançar a redução de novos casos ou óbitos pelo câncer de mama.

A atividade é uma realização da Assessoria de Políticas para Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), e, neste mês, como parte da programação do Outubro Rosa, contou com o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

O encontro on-line reuniu a médica Erika Pimenta Mayer, assessora técnica da Saúde da Mulher da UGPS; o médico João Bosco Borges, professor titular da cadeira de Ginecologia, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); e a nutricionista Nádia Fátima Gibrim, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família em Jundiaí.

Na oportunidade, os profissionais traçaram um perfil dentro da sua área de atuação sobre o câncer de mama, destacando a importância de um trabalho educacional permanente para que o diagnóstico seja realizado precocemente.

Encontro segue disponível para audiência nas redes sociais da Cultura

Nadia ressaltou o papel da alimentação saudável e equilibrada, bem como redução de peso e prática de atividades físicas como mecanismos para se evitar doenças de uma maneira geral.

Já para o mastologista João Bosco, câncer de mama é uma doença grave, cuja incidência no Brasil é muito grande, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentram os estados mais industrializados. “Ainda é tardio o diagnóstico. Não podemos apenas incentivar as mulheres a se auto examinar, mas precisamos conscientizá-las sobre a importância de comparecerem com regularidade ao ginecologista e realizar a mamografia. O ano passado, com a pandemia, deixamos de diagnosticar cerca de quatro mil cânceres e 800 mil mamografias não foram realizadas. Precisamos reverter esses números”, destacou o médico.

Segundo Érika Mayer, a pandemia trouxe o afastamento das mulheres das Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para o trabalho de saúde preventivo. “Jundiaí realizou em 2020 14.246 mamografias. No primeiro semestre deste ano já totalizamos 18.306. A espera pela realização do exame também está reduzido e assim mais precocemente os diagnósticos estão acontecendo. As mulheres precisam buscar pelo atendimento, pois não queremos contabilizar óbitos e sim curas”, finalizou.

Como nos encontros anteriores, a mediação ficou a cargo da assessora para Políticas Públicas para Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins, e do gestor da UGC, Marcelo Peroni e contou com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na abertura, da live a performance artística ficou a cargo da artista plástica e arte-educadora, Cecília Celandroni.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Assista à live:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/27/outubro-rosa-live-mulher-especial-destaca-a-importancia-da-informacao-e-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original