Escolas municipais participam de iniciativa da CUFA

Publicada em 28/10/2021 às 15:21

Sob o tema “Favela é potência”, Jundiaí participa da 16ª edição do Dia da Favela, comemorado em 4 de novembro. Em Jundiaí, para celebrar a data que visa à conscientização sobre a potência da favela, a Prefeitura de Jundiaí, a convite da Central Única das Favelas (CUFA), promoverá, por meio da Unidade de Gestão de Educação, atividade cultural em escolas municipais.

A ação, que será realizada em todo o país, vai homenagear o sambista Arlindo Cruz. Em Jundiaí, os estudantes dos 3º aos 5º anos das EMEBs Deodato Janski, Judith Almeida Curado Arruda e Pedro de Oliveira, irão desenvolver trabalhos de artes sob o tema “Favela é potência” e o pensamento do sambista Arlindo Cruz, que sempre poetizou a favela em suas letras, exaltando o lugar de onde veio em suas composições. 

O presidente da CUFA em Jundiaí, Eduardo Festa, fala sobre a parceria com a Prefeitura de Jundiaí. “Esse diálogo com o poder público é importante para o elo com a comunidade. A favela é um território que tem suas vulnerabilidades e também potencialidades. Trabalhar com as crianças este tema é fundamental, pois é o momento de prepará-las para o mundo. A escola é o  melhor lugar para se desmistificar o antigo conceito das favelas”, pontuou.

Criança está sentada, em frente a uma mesa azul. Ela está com  uma folha branca, segurando pincel na mão. Na folha estão cores vermelhas, azul, amarela e verde. Em cima da mesa também estão potes de tintas das cores azul, vermelha, verde e amarela. Os potes estão abertos e pode-se ver tampas e pincéis em cima da mesa. 
A criança está de uniforme azul e usa máscara colorida.
Atividades com artes estão na programação para celebrar a data em Jundiaí

São 1,6 mil alunos envolvidos na ação. As escolas irão trabalhar com a produção de desenhos e abordagens de arte contemporânea, expressão artística com dança, exposições com fotos e grafites no dia 4 de novembro. “Vamos trabalhar o tema por meio das expressões artísticas. Abordar a favela com nossos meninos e meninas é lembrar a eles sobre as diversas manifestações culturais, artísticas, sociais, de solidariedade que existem nestes espaços”, comenta a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques. 

No Brasil, para celebrar a data, acontecerão uma série de debates, palestras e shows por favelas de todo o Brasil, promovidos por diversas instituições que atuam nestes locais. 

Dia da Favela

4 de novembro é o Dia da Favela. A data foi escolhida, porque foi neste dia que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial. Foi no Rio de Janeiro, em 1900, quando o então delegado da 10º Circunscrição e o chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisava ser limpado, associando aquele território como um lugar sujo de gente, imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje a Providência é considerada a primeira favela do Brasil.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/28/escolas-municipais-participam-de-iniciativa-da-cufa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original