Crianças aprendem sobre animais silvestres com vídeos da Associação Mata Ciliar

Publicada em 30/10/2021 às 11:10

Aprender mais sobre as espécies e como ajudar na preservação dos animais silvestres de Jundiaí com vídeos gravados por técnicos e profissionais da Associação Mata Ciliar. Essa é uma das ações de Educação Ambiental para os alunos da rede municipal de ensino, promovida por meio de convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Associação. 

A turma do 4º ano A, da EMEB Pedro Clarismundo Fornari, adora quando são realizadas as atividades de Educação Ambiental. Com atenção, os estudantes assistem aos vídeos com explicação sobre os macacos do gênero Alouatta, os bugios.  “Aprendi que no grupo dos bugios é o macho que domina, enquanto que no dos saguis são as fêmeas. Agora também já sei que a alimentação dos macacos é baseada em folhas”, contou Anna Beatriz Martins Oliveira. 

Além de conhecer mais sobre a vida dos animais, o vídeo assistido pelo 4º A relembrou os estudantes sobre os perigos que a espécie dos bugios sofre. “Eles estão entrando em extinção porque, em 2018, muita gente achou que eles transmitiam a febre amarela”, contou Vinícius Honorato dos Santos. 

Imagem mostra sala de aula com crianças assistindo a vídeo
Vídeos produzidos pela Mata Ciliar são trabalhados em sala de aula

Durante as atividades de Educação Ambiental, os estudantes assistem aos vídeos e, no caso dos alunos da EMEB Fornari, ainda vão para os espaços próximos à escola para vivenciar a prática. “A escola está em um local onde as crianças têm contato com a natureza e até mesmo com animais como macacos. Trazer esses assuntos para a discussão é muito significativo. Além de aprenderem, os alunos acabam levando o conhecimento para casa e compartilhando com a família”, lembra a professora Carmen Helena Martins.

O convênio com a Associação Mata Ciliar é realizado por meio do Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e conta com o apoio técnico do Departamento de Educação Ambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE). 

“A Mata Ciliar produziu vídeos que tratam sobre características, hábitos, tráfico e acidentes com animais silvestres. Além da promoção de Educação Ambiental, o convênio também visa ao atendimento da fauna silvestre”, lembra o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Na beira do rio Capivari, crianças e professora observam o local. Há muitas árvores e mata em volta.
Vivências na natureza ampliam a aprendizagem

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques lembra que a parceria amplia a conscientização ambiental. “As vivências, que são fundamentais para essa consciência ambiental, foram suspensas devido à pandemia. Por conta disso, a Mata Ciliar grava os vídeos, que são colocados na nossa plataforma digital para que os professores possam trabalhar em sala de aula com as crianças. As atividades complementam nossas ações na área de Educação Ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental”, explicou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/30/criancas-aprendem-sobre-animais-silvestres-com-videos-da-associacao-mata-ciliar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original