Empresas abertas em Jundiaí aumentam 37% durante pandemia

Publicada em 30/10/2021 às 09:11

A pandemia do coronavírus não impediu que Jundiaí continuasse a crescer e se desenvolver economicamente. Dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças mostram que, de 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, foram abertas 4.944 empresas na cidade. Na comparação com um período semelhante e anterior (de 20 de março 2018 a 13 de outubro de 2019), o aumento é de 37% (o cálculo não leva em conta a modalidade Microempreendedor Individual).

“A despeito de todos os problemas causados pela pandemia, e eles não foram pequenos, Jundiaí continuou a crescer e se desenvolver, o que prova nossa vocação para o empreendedorismo”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Cada empresa instalada aqui tem de ser valorizada, porque representa mais oportunidades, negócios e empregos para nossa cidade.”

Quando se recorta o crescimento por área, o maior aumento proporcional é observado na indústria, com 67% a mais no período de 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, passando de 34 para 57. No Comércio e nos Serviços também houve aumento considerável no mesmo período: 44% e 35%, respectivamente (veja todos os dados no quadro abaixo).

Entre as atividades de empresas mais cadastradas em Jundiaí desde o início da pandemia estão os serviços digitais como “digitação”, “promoção de vendas” e “instrução e treinamento gerencial”.

MEI
No período de pandemia os Microempreendedores Individuais também cresceram em Jundiaí: entre 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, na comparação com mesmo período entre 2018 e 2019, o aumento foi de 59%, de 3.496 para 5.567. Nessa modalidade, “digitação” e “promoção de vendas” também estão no topo das atividades mais registradas, ao lado de “transporte municipal de cargas”.

Moradora do Jardim Ermida, a Elaine Pereira Santana resolveu abrir sua MEI este ano. Ela atua como consultora financeira e particular, além de ter um emprego com carteira assinada. “Trabalho em minha MEI à noite e aos finais de semana”, conta. “Meu foco, hoje, não é o lucro, mas ter clientes que cresçam e contratem meus serviços mais tarde. Pretendo abrir, no futuro, um escritório de contabilidade.”

Segundo Elaine, a procura por consultores financeiros cresceu bastante durante a pandemia. “Foi o que me levou a abrir minha MEI”, declara. “Muita gente que era CLT e deixou o emprego abriu sua empresa, está buscando uma oportunidade com negócio próprio, mas muitos não sabem nem por onde começar.”

Poder público
Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o poder público tem que desburocratizar os processos  de abertura de empresas para acelerar a instalação de novos negócios na cidade. “Avançamos muito com a implantação do Balcão do Empreendedor digital na cidade, mas, agora, estamos fazendo a integração com o Via Rápida do governo estadual, para integrar as análises dos Bombeiros e da Cetesb. Isso agiliza a vida do empreendedor. E estamos investindo no programa Jundiaí Empreendedora, para fomentar o ambiente econômico da cidade e atrair mais empresas e empregos.”

O Jundiaí Empreendedora também tem seu próprio portal, uma plataforma para fomentar a geração de emprego e renda no município, incentivar o empreendedorismo, atrair mais investimentos para Jundiaí e aproximar a população, as empresas e o poder público. “Temos um espaço dedicado apenas para a divulgação de vagas de emprego, com uma rotatividade enorme e diária”, observa o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “Um grande desafio é justamente preencher todas essas vagas e qualificar cada vez mais o cidadão para o que as empresas precisam.”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/30/empresas-abertas-em-jundiai-aumentam-37-durante-pandemia/
Leia mais sobre ,