Guardião da Saúde: Implantado em 2018, sistema registra aprovação dos serviços pelo usuário de Jundiaí

Publicada em 31/10/2021 às 14:33

Avaliar como está o atendimento realizado pelas equipes da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) nos vários equipamentos da rede municipal, receber sugestões de melhorias, críticas e elogios da população são os objetivos do totem Guardião da Saúde, instalado nas Novas UBSs, Clínica da Família Novo Horizonte, UPA Vetor Oeste e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) III Vila Hortolândia. De acordo com dados apurados pelo sistema desde 2018, a avaliação positiva dos serviços supera os 80%.

O avanço positivo na avaliação dos serviços é uma constante, juntamente com o número de serviços agregados ao longo do tempo. Quando iniciado o Guardião da Saúde contava com equipamentos disponíveis somente na Clínica da Família, UPA Vetor Oeste e as Novas UBSs Tulipas e Maringá. Em 2019 as avaliações ‘Ótimo’ e ‘Bom’ somavam 75%. E nos anos de 2020 e 2021 o percentual foi de 80%. “O investimento em Saúde é prioridade da gestão. O Guardião da Saúde é o canal direto de comunicação da população com a gestão, avaliando e apontando o que está correto e o que precisa melhorar. E as medidas são tomadas imediatamente”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Guardião da Saúde está presente em 16 equipamentos de Saúde de Jundiaí

Atualmente, 16 serviços contam com o Guardião da Saúde. A mais recente a ter o sistema instalado foi a Nova UBS Retiro, que apresentou crescimento na avaliação dos serviços a partir dos investimentos no espaço e na equipe. De acordo com a corretora de imóveis e moradora no Jardim Samambaia, Stefani Pires, é usuária do serviço de saúde pública de Jundiaí há seis anos. “Minha mãe frequenta o serviço mais vezes que eu e notou a diferença no atendimento. Eu também notei o novo sistema de avaliação e aprovei a iniciativa”, detalha.

“O sistema de avaliação do serviço é essencial para que possamos avançar, qualificar e entregar o serviço de excelência para a população. Todas as indicações são recebidas em tempo-real pela gestão, e, a qualquer alteração os indicação de necessidade é feita a intervenção com a equipe para a solução”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Ao todo, desde o início da avaliação, 129,8 mil avaliações foram registradas no sistema.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/31/guardiao-da-saude-implantado-em-2018-sistema-registra-aprovacao-dos-servicos-pelo-usuario-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original