Primeira etapa da Reforma da Previdência é concluída

Publicada em 03/11/2021 às 15:53

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui um novo regime de previdência complementar para os servidores do município, conforme determina a Constituição Federal. O projeto precisa ser aprovado até o dia 12 de novembro, quando completam-se dois anos de vigência da Emenda Constitucional (EC) nº 103, promulgada pelo Congresso Nacional em 12 de novembro de 2019 e que determinou a reforma no sistema previdenciário brasileiro.  

O projeto encaminhado para o Legislativo é fruto de discussões iniciadas ainda em 2020 pelo Executivo junto ao Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) e que foi consumado neste ano, com a participação dos servidores que compõem o Grupo de Trabalho Executivo, – com representantes de todos os órgãos da administração direta e indireta. O trabalho de elaboração do projeto de lei teve apoio de uma consultoria especializada em previdência social, para dar maior segurança no processo decisório e na legalidade dos atos.

Projeto de Lei foi entregue à Câmara nesta quarta-feira (03)

Com o encerramento desta primeira etapa, serão concluídas as alterações no regime próprio de previdência social dos servidores já existente, que é administrado pelo Iprejun. A proposta de reforma do município adotou duas regras para a transição, conforme está na EC 103, visando oferecer sustentabilidade para o sistema previdenciário municipal, e, ao mesmo tempo, assegurar que o aposentado tenha seus direitos preservados ao longo do tempo.

Para tanto, foram feitas diversas simulações orçamentárias e atuariais para sustentar os estudos realizados. Além disso, os trabalhos foram acompanhados, com o oferecimento de sugestões, pelo Comitê Extraordinário de Servidores, que tem a representação de dois servidores da cada Unidade de Gestão da Prefeitura.

As informações sobre o processo da Reforma da Previdência estão disponíveis em página no site da Prefeitura de Jundiaí (https://jundiai.sp.gov.br/previdencia-servidores/), com atualização permanente conforme o avanço das etapas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/03/primeira-etapa-da-reforma-da-previdencia-e-concluida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original