Visitantes podem curtir os jardins do Solar do Barão durante montagem de exposição de presépios no museu

Publicada em 03/11/2021 às 18:06

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão permanece fechado ao longo do mês de novembro, para a desmontagem da exposição “Jundiahy… Jundiaí!” e montagem da tradicional exposição de presépios, que todos os anos abrilhanta as comemorações do aniversário de Jundiaí e do Natal no Centro.

Durante este período, os jardins do Solar seguirão abertos para visitação gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Quem visitar os jardins poderá conferir a exposição Taipa e Palavra, com 28 fotos da artista Isabella Ferraro com cenas da cidade, acompanhadas de textos reflexivos, como citações literárias, registros orais e da memória jundiaiense. A mostra parte do conceito da taipa, técnica construtiva típica do período colonial, e busca celebrar a materialidade de emblemáticos lugares da cidade, caso do próprio Solar do Barão, como ressalta a artista.

Quintal de casa colonial, com árvores e plantas em canteiros, pessoas caminhando sobre o chão de tijolos e imagens afixadas sobre parede lateral.
As 28 fotos e textos da exposição “Taipa e Palavra” encontram-se espalhadas pelos jardins

Nos jardins encontram-se também as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. Com o intuito de atuar no desenvolvimento infantil pleno nos primeiros anos de vida, as instalações, como a casa da árvore, as pinturas de chão que simulam a flora e fauna do Rio Jundiaí, as placas com QR Codes para o canto dos pássaros e os brinquedos de madeira promovem o incentivo ao brincar, o resgate da memória afetiva dos cuidadores e o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos visitantes.

A reabertura do Museu está prevista para a primeira semana de dezembro. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.

Criança com roupa de frio e máscara brinca sobre chão pintado com ilustrações como flores e um rio, com mulher também com máscara e roupa de frio caminhando em sua direção, com árvores, palmeiras e casa colonial ao fundo.
Uma das intervenções, a pintura de chão simula a fauna e flora do Rio Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/03/visitantes-podem-curtir-os-jardins-do-solar-do-barao-durante-montagem-de-exposicao-de-presepios-no-museu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original