Acidentes de trânsito têm queda de 7% após instalação de radares

Publicada em 04/11/2021 às 18:18

Os acidentes de trânsito sem vítimas fatais caíram 7% entre maio e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. A queda coincide com o início da instalação dos radares em diferentes ruas e avenidas de Jundiaí. Os dados são do sistema Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, e levam em conta os acidentes ocorridos em vias municipais, ou seja, dentro da cidade.

Ao todo, foram 627 acidentes em 2020 contra 582 este ano. Nos cinco meses analisados, 2021 supera 2020 em acidentes apenas em junho. A comparação entre os meses de setembro dos dois anos mostra uma queda de 24% em 2021 (92 acidentes contra 122 em 2020; veja quadro abaixo). Os dados de outubro ainda não haviam sido divulgados pelo Infosiga até a finalização desta matéria.

“A queda dos acidentes de trânsito vai ao encontro do nosso objetivo, que é a diminuição das infrações de trânsito e, por consequência, evitar mortes de motoristas e pedestres”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “No que pese um aumento no mês de junho, vemos que há uma tendência de queda em 2021.” 

Aloysio recorda que a instalação dos radares é uma das frentes de trabalho para intensificar as fiscalizações. “Mas claro que tudo isso tem de caminhar lado a lado com o trabalho direcionado à educação de trânsito, como a realização de palestras e campanhas educativas ao longo do ano – como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, em setembro.”

Fiscalização
Os radares foram instalados em cinco fases, que começaram em maio, totalizando 50 equipamentos (mais nove restantes estão passando por ajustes e serão colocados em funcionamento em breve). Os pontos de instalação foram escolhidos após estudos técnicos, que levaram em consideração principalmente o volume de tráfego e os locais com maior registro de acidentes. Todos os locais podem ser consultados em um mapa no site da Prefeitura de Jundiaí.

Em Jundiaí, investimentos em fiscalização ocorrem lado a lado com os de conscientização, por meio de campanhas

Os valores arrecadados pelo município com as multas são direcionados ao Fundo Municipal de Trânsito. Como determina a Lei Municipal 5.090, de dezembro de 1997, esses recursos são destinados para investimentos no próprio trânsito, como em campanhas e ações para intensificar a segurança.

Todos os pontos com radares em funcionamento no município estão devidamente sinalizados com placas de aviso sobre a velocidade permitida na via e a presença dos equipamentos de fiscalização.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/04/acidentes-de-transito-tem-queda-de-7-apos-instalacao-de-radares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original