COVID-19: Faltosos somam mais de 25 mil pessoas sem segunda aplicação

Publicada em 04/11/2021 às 11:09

Jundiaí completa, nesta quinta-feira (4), 84% da população da cidade vacinada com ao menos uma dose de vacina contra a COVID-19 (355.968). Com o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses ou a dose única aplicada, no entanto, o percentual é de 73% da população (309.957). Para a cobertura ser ampliada, 25 mil pessoas que já poderiam ter recebido a segunda dose de vacina e ainda não buscaram pelo atendimento precisam fazer a sua imunização, para não somente se proteger contra a doença, como proteger a família. Para facilitar o acesso dessa população à dose, no sábado (6), mais um Dia V de Vacinação contra COVID-19 será realizado em Jundiaí, com oferta de segundas doses de todos os imunizantes disponíveis na cidade.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o maior número de pessoas com atraso na aplicação da segunda dose são aquelas que receberam a aplicação Pfizer, ou seja, 15,5 mil pessoas. “A aplicação Pfizer deve ser feita com intervalo de 21 dias entre os adultos e oito semanas entre os adolescentes. Todos os agendamentos automáticos realizados no dia da primeira aplicação devem ser desconsiderados, pois o prazo foi alterado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo”, detalha a coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

A vacina com menor número de faltosos é a Coronavac, com 3,7 mil pessoas em atraso. Esse imunizante foi o único que não teve alteração no prazo da aplicação, sendo de 28 dias desde o início da campanha da vacinação. Já a Astrazeneca contabiliza 5,9 mil pessoas em atraso da vacinação. Este imunizante passou de 12 semanas para oito semanas de prazo para a segunda aplicação.

Segunda dose pode ser recebida em postos de vacinação disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Jundiaí

Para a recepção da dose não é necessário agendamento. O calendário está disponível no site para consulta. Neste sábado (06), estarão abertos postos de vacinação das 8h30 às 15h30 para a aplicação da dose em atraso. Confira:

CORONAVAC
Centro Esportivo Aramis Polli / UBS Novo Horizonte
Sábado (06): 08h30 às 12h e 13h às 15h30
(vacinados até 09 de outubro)

ASTRAZENECA
Centro Esportivo Aramis Polli / UBS Novo Horizonte
Sábado (06): 08h30 às 12h e 13h às 15h30
(vacinados até 11 de setembro)

PFIZER
Parque da Uva (a pé) / UBS Novo Horizonte / UBS Tulipas
Sábado (06): 08h30 às 12h e 13h às 15h30
(18+ vacinados até 16 de outubro e 12 a 17 anos vacinados até 09 de setembro)

Como saber se está em atraso?

Para saber se passou do prazo para a recepção da segunda dose da vacina contra a COVID-19, além de conferir na tabela acima, basta verificar a data da primeira aplicação, no cartão de vacinação, e contar a quantidade de dias/semanas, lembrando que: o prazo para Coronavac é de 28 dias, Astrazeneca de oito semanas e Pfizer de 21 dias para adultos e oito semanas para adolescentes.

Caso não tenha acesso ao cartão, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí, no link Consulta de Vacinação e verificar a data que recebeu a aplicação e realizar o mesmo processo de contagem. Caso dúvidas persistam, compareça a um dos postos de vacinação neste sábado (06), para a confirmação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/04/covid-19-faltosos-somam-mais-de-25-mil-pessoas-sem-segunda-aplicacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original