Prefeitura e Centro Paula Souza dialogam sobre o “Campus Jundiaí”
Publicada em 04/11/2021 às 16:29Nesta quinta-feira, o prefeito Luiz Fernando Machado realizou uma reunião on-line com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Lagana. Na ocasião, foram debatidos projetos na área de desenvolvimento econômico para Jundiaí, entre eles: Campus Jundiaí – Ecossistema de Inovação, qualificações profissionais na área da aviação e fomento ao setor do vinho.
“O Centro Paula Souza tem contribuído com o desenvolvimento econômico e social de Jundiaí, desta forma, nada mais natural do que unir esforços visando a implantação de projetos em conjunto. É uma parceria que já rende frutos e será ampliada, em especial, nas áreas de inovação, tecnologia e qualificação profissional”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.
“Jundiaí é uma das melhores cidades para se viver no Brasil e esse tipo de parceria contribui para que essa agenda de desenvolvimento responsável continue a gerar frutos para nossa população”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí visa identificar espaços públicos e de interesse público na cidade e transformá-los em clusters de inovação, que irão se tornar um celeiro de startups no Município, desenvolvendo soluções tecnológicas e inovadoras para demandas do setor público e também para a iniciativa privada dentro de espaços públicos.
O Campus Jundiaí terá um programa de Incubação e acompanhamento do processo de treinamento, capacitação e mentoria oferecidos às startups e este foi o assunto mais debatido no encontro de hoje.
Para Laura Lagana, o Campus Jundiaí dá liberdade e amplitude de realizar novas ações. “Este tipo de parceria é fundamental e fico extremamente contente quando um município tem este tipo de ação. Temos o papel de apoiar ideias inovadoras como essa e ainda criar condições para o fomento ao setor da aviação que é muito forte na região”, detalha.
“Temos estrutura moderna para contribuir nestes projetos. O Campus Jundiaí vai agregar muito para a cidade e também vejo reflexo consistente para os nossos alunos. É um crescimento para todo mundo. Além disso, vemos um grande potencial no setor de aviação”, revela o diretor da Fatec Jundiaí, o prof. Francesco Bordignon.
Para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, o papel da Fatec é primordial. “A Fatec Jundiaí já qualificou mais de 3 mil tecnólogos e é um patrimônio da cidade. Tem um excelente quadro de docentes e tem experiência para nos apoiar nestes importantes projetos. O Campus Jundiaí é um dos maiores, se não o maior, programa municipal de incentivo às startups que desenvolvem soluções para o setor público. O setor da aviação cresce na cidade e o setor do vinho é tradicional e merece incentivos”
Também participou da reunião o diretor de Ciência e Tecnologia, Júlio Durante. Segundo ele, “os produtos desenvolvidos ficarão a serviço da população jundiaiense, com maiores chances dessas startups atraírem investimentos, tornando o seu modelo de negócio escalável. ”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
13/12/2024
Prefeito recebe novo diretor-presidente da CPFL
Baixe as fotos desta notícia na resolução original