Conselho da Criança e do Adolescente aprova o Plano Municipal da Primeira Infância

Publicada em 12/11/2021 às 17:41

A Prefeitura, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade, apresentou o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) aos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em sua reunião ordinária on-line na manhã desta sexta-feira (12). Com a aprovação por unanimidade por parte dos conselheiros, o Plano agora segue para formatação e elaboração de texto final e envio para apreciação do Legislativo e Executivo municipais.

Durante o encontro, os representantes da Prefeitura que compõem o GT apresentaram, por Unidade de Gestão, as 106 ações previstas, com seus indicadores, valores de referência, metas e prazos de execução em diversos períodos até 2030, bem como a sua perspectiva de realização com base em previsões orçamentárias no Plano Plurianual do Município (PPA) e da interface com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros cuidados da Prefeitura foram o apontamento de ações que já são cumpridas em iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças, como forma de aprimorar e ampliar o seu alcance, bem como de pensar nas estratégias de Governança para que se garanta a execução das propostas nos períodos indicados, como a criação de sistemas de monitoramento, capacitação de envolvidos, fomento a ferramentas de inovação e inclusão dos dados do PMPI no Observatório Jundiaí.

Mosaico de telas de pessoas em videoconferência
Integrantes do GT apresentaram, por Unidade de Gestão, as 106 ações previstas pelo Plano

Entre as ações propostas estão a implantação de prontuário integrado da Primeira Infância, aprimoramento de indicadores de alerta em Saúde, Educação e Assistência Social; proteção conta violências e violações de direitos; implantação de estratégias de combate a doenças; incentivo e fomento à leitura, ao acesso a espaços e atividades culturais, ao contato com a natureza e com alimentação e práticas saudáveis; além do cuidado com o uso indevido e exagerado de tecnologias com telas, sempre pensando na perspectiva do cuidado com as crianças de zero a seis anos e seus cuidadores, com as gestantes, as familiares e a sociedade como um todo.

“A elaboração do PMPI contou com os representantes das Unidades de Gestão envolvidas e com de outros importantes parceiros, como a Fundação Bernard Van Leer, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e o Instituto da Infância (Ifan)”, explicou a gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

Após a aprovação por unanimidade, a presidente do CMDCA, Alda Carrara, elogiou o texto e proposta do Plano. “Parabenizo os envolvidos na elaboração deste plano, pela clareza e objetividade, além da riqueza de dados, que dão suporte para a efetivação de suas propostas. Faço também o convite a todas as organizações participantes, que façam um exercício de como efetivar essas propostas em seu cotidiano”.

Ambiente fechado de madeira, com adultos e crianças de máscaras, com uma mulher e uma menina frente a frente, separadas por uma mesa também de madeira, sobre a qual há uma caixa colorida.
Uma das etapas da construção do Plano foi atividade de escuta especializada com participantes do Criança Feliz no Mundo das Crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/12/conselho-da-crianca-e-do-adolescente-aprova-o-plano-municipal-da-primeira-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original